19 out Entidades se unem e reforçam mobilização pelo diálogo nos projetos do IPERGS
As entidades representativas dos membros de Poderes e dos servidores públicos do Estado realizaram reunião, nesta quinta-feira (19/10), para organizar a mobilização pelo diálogo nas proposições legislativas que tratam da separação do IPERGS.
Reunidos na sede da AJURIS, representantes da União Gaúcha, Federação Sindical dos Servidores Público no RS (Fessergs) e CPERS debateram ações para garantir o debate e a construção de alternativas nos projetos que tratam da previdência: “Chama atenção o açodamento do Governo, que colocou os projetos em regime de urgência sem ampla discussão com os Poderes e servidores que são diretamente afetados e prejudicados pelas mudanças no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)”, destacou o presidente da AJURIS e da União Gaúcha, Gilberto Schäfer. Também se fizeram presentes o vice-presidente Financeiro da AJURIS, Flávio Mendes Rabello; e o juiz de Direito Eugênio Couto Terra, ex-presidente da AJURIS.
Em relação ao projetos que versam sobre a assistência à saúde, e não estão em regime de urgência, as entidades deliberam pela ampla mobilização para que sejam amplamente debatidos com os servidores e a sociedade. “O IPE-Saúde congrega cerca de um milhão de usuários, qualquer mudança precisa ser debatida amplamente debatida e ajustada para que não ocorram prejuízos”, afirmou o presidente da AJURIS.
Schäfer também ressaltou a importância da Assembleia Legislativa nas discussões, reforçando que a Casa não pode ser tratada como mera homologadora das decisões do Executivo, e sim, ser respeitada nas suas prerrogativas e no seu papel representativo: “Vamos reforçar no Parlamento a necessidade de audiências públicas para discutir os temas. Temos convicção que os deputados têm consciência da importância profunda das discussões dos projetos que envolvem o IPERGS”, afirmou.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br