fbpx

Encontro das novas gestões da AJURIS e TJRS: início do diálogo

Encontro das novas gestões da AJURIS e TJRS: início do diálogo

As novas direções da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) e do Tribunal de Justiça do RS (TJRS) estiveram reunidas na tarde desta quinta-feira (15/2). O encontro, que durou cerca de uma hora na Presidência do Tribunal, marcou o primeiro compromisso institucional de ambas as administrações, que tomaram posse no dia 1º/2.

 Presidente da AJURIS, o juiz Cristiano Vilhalba Flores saudou a reunião como sendo “uma forte disposição das administrações ao diálogo” e destacou a importância do papel da Associação. “A AJURIS pode avançar em questões públicas e institucionais que o Tribunal enfrenta limites, com uma atuação comprometida com a valorização da carreira da magistratura e a qualificação do nosso Judiciário”, afirmou.

 O presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, disse que ao longo dos seus 80 anos a AJURIS “extrapolou sua atuação associativa” e passou a ter um papel fundamental nas questões políticas e institucionais do Rio Grande do Sul. “Não tenho dúvidas de que a AJURIS tem parte fundamental na construção desses 150 anos de história da Justiça gaúcha que celebramos recentemente”, afirmou Delgado Neto.

 Ao contrário do que ocorre tradicionalmente, não houve a apresentação de pedidos formais por parte da Associação no primeiro encontro com a direção do TJRS. Vilhalba Flores explicou que a decisão foi de marcar o momento como o início de um processo de relacionamento que será construído em conjunto ao longo das duas gestões.

 Junto com Vilhalba Flores estavam os vice-presidentes da AJURIS Helena Ruppenthal Cunha (Administrativa), Thiago Dias da Cunha (Patrimônio e Finanças), Amita Leão Barcellos Milleto (Social) e Nelita Davoglio (Aposentados), a diretora da Escola da Magistratura, Clarissa Costa de Lima, e o vice-diretor, Daniel Neves Pereira. Acompanharam o presidente Delgado Neto os vice-presidentes do TJRS Sérgio Miguel Achutti Blattes (2º) e Lusmary Fátima Turelly da Silva (3ª) e a corregedora-geral, Fabianne Breton Baisch.