fbpx

Em entrevista, Schäfer defende ampla reforma política e ética

Em entrevista, Schäfer defende ampla reforma política e ética

Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (9/6), ao programa Agora da Rádio Guaíba, o presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, defendeu uma ampla reforma política e ética nas instituições brasileiras. A análise feita pelo magistrado vem na esteira das discussões em torno do julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Schäfer destacou que diante da gravidade dos fatos noticiados diariamente, em que, inclusive, a criação de leis estão sendo colocadas em xeque, é necessária uma grande reformulação do sistema. “Propugnamos uma grande reforma política que a palavra ética seja colocada como prioridade”, afirmou o magistrado.

Na avaliação do presidente da AJURIS, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu doações de pessoas jurídicas às campanhas eleitorais foi um grande avanço, no entanto, o momento exige uma discussão mais profunda, tanto no que se refere ao papel dos tribunais superiores, como da política brasileira. “O Sistema político deve propiciar que os temas sejam debatidos pela sociedade”, afirma.

Ouça a entrevista na íntegra:

 

 

Durante a entrevista, o magistrado também pontuou a necessidade de uma reformulação no TSE, com uma “composição por juízes de carreira, que não vão julgar aqueles que indicaram para os cargos”.

O tema, inclusive, foi debatido na tarde desta sexta-feira durante julgamento no TSE, em razão do vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, ter pedido o impedimento do ministro Admar Gonzaga por ter atuado, em 2010, na campanha de Dilma Rousseff. Gonzaga ingressou no Tribunal na vaga destinada aos juristas, de indicação do presidente da República. Na oportunidade, o ministro Benjamin também afirmou a necessidade de repensar a composição do TSE para que não se tenha julgadores que foram advogados das partes.

Nota pública

Na quinta-feira (8/6), a AJURIS publicou nota saudando a postura do relator da ação, ministro Herman Benjamin, questão que foi reafirmada pelo presidente Schäfer na entrevista à Rádio Guaíba. “Estamos ressaltando o comprometimento do ministro com a jurisdição. Ele têm demonstrado que conhece bem a causa, o ordenamento jurídico, o sistema legal, e também que conhece os fatos que envolvem a causa”, destacou.

A nota pública da AJURIS também foi destaque na imprensa regional e nacional.

Confira:

Blog do Fred – Folha de S.Paulo

Rosane de Oliveira – Zero Hora

Zero Hora

Espaço Vital

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br