fbpx

Eladio Lecey recebe comenda em reconhecimento ao trabalho de aprimoramento da educação judicial

Eladio Lecey recebe comenda em reconhecimento ao trabalho de aprimoramento da educação judicial

O desembargador aposentado Eladio Luiz da Silva Lecey recebeu, nesta quarta-feira (6/12), em Brasília, a Comenda do Mérito em Educação Judicial, entregue pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em reconhecimento às personalidades que se destacam em favor do aprimoramento do ensino judicial no Brasil.

Citando uma frase do escritor Érico Veríssimo, que “felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente”, Lecey agradeceu a condecoração e confidenciou: “Quando soube da escolha, pedi reconsideração. Não achei que fosse justo. Mas agora não largo mais essa comenda, porque sei o quanto é significativa”.

Em seu discurso, o ex-diretor da Escola da AJURIS – e que também se envolveu na criação da Enfam-, agradeceu à família “pelos momentos cedidos nessa caminhada” e afirmou, ao relembrar sua trajetória, que muitas barreiras foram superadas no aprimoramento da Magistratura brasileira, mas outras tantas ainda precisam ser enfrentadas. Recorrendo novamente a Érico Veríssimo, encerrou sua fala dizendo: “Quando os ventos da mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”. Foi aplaudido de pé por todos os presentes.

O diretor da Escola da AJURIS, Cláudio Luís Martinewski, e o diretor do Departamento de Assuntos Constitucionais, Roberto José Ludwig, prestigiaram a solenidade, representando a Associação. Martinewski destacou a importância do reconhecimento: “Eladio teve um papel fundamental no fortalecimento da nossa Escola e, depois, na difusão do ensino judicial em todo país. Acreditamos no papel das Escolas da Magistratura na formação de juízes cada vez mais comprometidos e em sintonia com uma prestação jurisdicional efetiva e em defesa dos princípios da nossa Carta Magna”, afirmou.

As manifestações dos presentes na cerimônia foram unânimes em afirmar que, Eladio Lecey, que também é presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, é uma das raras unanimidades quando o assunto é o aperfeiçoamento profissional da Magistratura.

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, contou que levou o desembargador Eladio para atuar na Enfam, na época em que dirigiu a Escola, porque a aposentadoria não combinava com a trajetória de sucesso do doutrinador: “O educador não tem vontade, o educador é imortal. O educador tem uma vida dedicada à ciência, e a ciência não morre”, disse Martins, que apontou Eladio Lecey como o “maior educador da magistratura hoje no Brasil”.

Já o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, destacou que “Eladio é uma referência na magistratura nacional e internacional, sobretudo pelo pioneirismo e pela qualidade do ensino”.

Com fotos e informações Enfam

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br