fbpx

Diretor da Revista da AJURIS torna-se colunista de publicação jurídica nacional

Diretor da Revista da AJURIS torna-se colunista de publicação jurídica nacional

Ingo Sarlet escreverá quinzenalmente sobre os Direitos Fundamentais na revista eletrônica Consultor Jurídico

O diretor da Revista da AJURIS, Ingo Sarlet, estreia nesta sexta-feira (16/1) como colunista da revista eletrônica Consultor Jurídico (www.conjur.com.br). A publicação online é referência nacional em temas de interesse da Magistratura e na cobertura de decisões do Poder Judiciário. O juiz de direito destaca a satisfação de ter sido convidado a escrever em um espaço privilegiado e o desafio que terá em representar a Magistratura gaúcha em âmbito nacional. Para o presidente em exercício da AJURIS, Gilberto Schäfer, a escolha de Ingo Sarlet para a coluna é o reconhecimento de seu trabalho como jurista e valoriza o Judiciário do Rio Grande do Sul permitindo o alcance de um público amplo. “É um importante espaço para a Magistratura gaúcha no cenário de debate jurídico nacional”, destaca Schäfer.

Sarlet irá retratar quinzenalmente em suas colunas o alvo de seus estudos há pelo menos 20 anos: o Direito Constitucional com ênfase nos Direitos Fundamentais. O tema acompanha as investidas acadêmicas de Sarlet, como professor da Escola Superior da Magistratura e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), e serviram como essência para publicações de livros e artigos acadêmicos no Brasil e no exterior. Decisões polêmicas e inovações no ordenamento jurídico dos tribunais, assim como análises sobre questões contemporâneas, servirão como base para os artigos. “Será um desafio e uma experimentação até encontrar um perfil que possa ser atrativo aos leitores, e num espaço mais curto, que possa ser de leitura dinâmica, pois tenho mais experiência com a linguagem acadêmica”, pondera.

Em sua primeira coluna, Ingo Sarlet, a pedido da publicação, fará uma breve apresentação sua como novo articulador. Também irá apresentar o objeto de seu estudo que servirá como essência para seus artigos. Na segunda coluna, em que ele já trabalha, dissertará sobre as relações entre os Direitos Fundamentais e os Direitos Humanos.

O convite para assinar a coluna surgiu no final de 2014. Após recusar convites para tornar-se colunista ou assinar artigos em jornais, por entender possuir um estilo de escrita acadêmico, o magistrado avaliou que essa seria uma boa oportunidade para explorar uma nova linguagem de escrita. “Me senti animado com o convite, justamente por ser sobre a temática que eu leciono e que estudo. Algo a dizer eu tenho, vamos ver se eu agrado para que eles (Consultor Jurídico) mantenham a coluna”, brinca.

Doutor em Direito pela Universidade de Munique (Alemanha), Ingo Sarlet é juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Professor titular nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito e Ciências Criminais da PUC/RS. Na Escola Superior de Magistratura é coordenador do Departamento de Direito Público e dos Cursos de Aperfeiçoamento para Magistrados e Servidores em Direito Público, professor de Direito Constitucional e diretor da Revista da AJURIS. Também é autor de diversas obras, como A Eficácia dos Direitos Fundamentais e Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988.

 

Cristofer de Mattos

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br