18 jun Dia Internacional de Prevenção ao Abuso de Drogas, por Matias Flach
Artigo de autoria do juiz de Direito aposentado e Presidente do Instituto Crack Nem Pensar, Luiz Matias Flach.
A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1987, decidiu observar 26 de junho como Dia Internacional de Prevenção ao Abuso de Drogas, forma de expressar a sua determinação em reforçar a ação e cooperação das nações em alcançar o objetivo de uma sociedade livre do abuso de drogas. Mais tarde, o Brasil escolheu o mesmo dia com tal propósito.
Anualmente, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) seleciona temas para o Dia internacional e lança e estimula campanhas de sensibilização sobre o problema mundial das drogas. Saúde é o tema proposto para 2015.
Inicialmente a ênfase nas campanhas estava voltada para a prevenção e repressão ao tráfico e uso de drogas ilícitas. Com o tempo e experiência em novas abordagens, passaram a ser tratadas outras e relevantes questões como a saúde, drogas psicoativas em geral, educação, desenvolvimento socioeconômico das nações, ações comunitárias e atenção aos direitos humanos.
O debate é rico e necessário em momento em que o tema é amplamente debatido (o que é bom), sem certezas absolutas ou verdades totais. Busca-se interpretar os sentimentos da civilização, tentando harmonizar tendências opostas, as vezes extremadas, no autoritarismo ou ultraliberalismo.
Boa é a ideia de nos livrarmos de um maniqueísmo, paralisador de evolução, na linha de comportamento de que é tudo bom de um lado e mau de outro.
O Instituto Crack Nem Pensar (ICNP), nessa perspectiva, com a adesão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, realiza, em 26 de junho de 2015, na Escola Superior da Magistratura, das 14h às 17h, evento Dia Internacional de Prevenção ao Abuso de Drogas – Sua vida, Sua comunidade Sem drogas. Serão Expositores: Luiz Matias Flach, César Faccioli, Flávio Pechansky e Ângela Maria Finck. O presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, abrirá o seminário que tem, ainda, o apoio da AJURIS, Escola Superior da Magistratura Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e FIERGS SESI.
Inscrições e programa completo: www.icnp.org.br.
Luiz Matias Flach
Presidente do Instituto Crack Nem Pensar
Juiz de Direito aposentado