fbpx

Desembargador Orlando participa de última sessão de julgamento

Desembargador Orlando participa de última sessão de julgamento

Em sessão da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça realizada ontem (29/1), o desembargador Orlando Heemann Junior recebeu homenagem dos colegas. O desembargador aposenta-se no dia 9/2, depois de 34 anos de magistratura.

Entre os presentes estavam o 3º vice-presidente do TJ/RS, desembargador Francisco José Moesch, e o desembargador Guinther Spode, com quem Heemann dividiu a administração anterior do Tribunal de Justiça (respectivamente como 1º vice e corregedor-geral). A sessão também contou com a presença dos colegas de Câmara, desembargadores Roberto Sbravati e Miriam A. Fernandes.

Nas homenagens, o desembargador Roberto Sbravati agradeceu o convívio e ressaltou alguns dos seus atributos indispensáveis para o exercício da jurisdição, como o comportamento ético, a conduta exemplar e, além do conhecimento jurídico, o senso de humor. Desejou, por fim, todo o sucesso, saúde, paz e alegria nessa nova etapa.

A desembargadora Miriam Fernandes ressaltou a satisfação que teve em trabalhar com o colega, percebendo a preocupação pela solução justa do caso e pelo debate da questão jurídica, para que ela fosse aprofundada.

Já o desembargador Francisco Moesch lembrou a participação do magistrado nas comarcas de Faxinal do Soturno, Alegrete, Pedro Osório e Getúlio Vargas. Afirmou que o magistrado foi exemplar para Poder Judiciário e desejou muita felicidade nos novos desafios e vida longa.

O procurador de Justiça Ricardo da Silva Valdez citou a importância da nova etapa, afirmando que a vida é feita de ciclos. Finalizou desejando ao desembargador Heemann sorte e sucesso.

Novos rumos

O desembargador despediu-se citando trechos sobre aposentadoria: “Aposentar é arriscar desfalecer e retornar na criação de si mesmo, agora mais experiente e também mais livre. Aposentar é renovar espaços de ação na própria vida. Aposentar não é ficar parado sem nada para criar, fazer ou produzir; ao contrário, é ter coragem de dar um breque na vida, olhar em volta e pensar, reformular, reorganizar e dar partida para o novo.

Ao finalizar, afirmou: “Nunca tive atrito algum de natureza pessoal ou profissional. Sempre procurei cultivar essas amizades. Só lembro agora de momentos felizes que tive no âmbito do Judiciário. E utilizando um chavão: parece que foi ontem que comecei em Faxinal do Soturno, como Pretor. É incrível como o tempo passa rápido.

Carreira

Formado pela UFRGS em 1978. Assumiu na judicatura como Pretor em 1980, tendo atuado em Faxinal do Soturno. Em 1982, assumiu o cargo de juiz de Direito e jurisdicionou, como titular, as Comarcas de Pedro Osório, Getúlio Vargas, Alegrete, depois promovido para Porto Alegre em 1990. Na capital, atuou ainda como juiz da Propaganda Eleitoral e como integrante do Conselho de Recursos Administrativos (CORAD). Foi promovido a desembargador em dezembro de 1998. No Tribunal já integrou a Comissão do Programa da Qualidade Total e, por duas vezes, a Comissão de Organização Judiciária, Regimento, Assuntos Administrativos e Legislativos (Comissão do COJE). Foi Corregedor-Geral da Justiça no biênio 2012-2014.

 

Texto: Clarissa Cé / TJ/RS

Departamento de Comunicação
Imprensa/AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br