fbpx

Desembargador aposentado é o novo imortal da Academia Brasileira de Filosofia

Desembargador aposentado é o novo imortal da Academia Brasileira de Filosofia

O desembargador aposentado e escritor Carlos Saldanha Legendre foi eleito para a cadeira de número 5 da Academia Brasileira de Filosofia. O magistrado é colaborador de diversas publicações da AJURIS e durante muitos anos integrou o Departamento Cultural da Associação.

A confirmação da conquista da cadeira foi comunicada ao mais novo imortal na noite da última terça-feira (2/11) pelo chanceler da Academia, Jorge Trindade, tão logo terminou a sessão que o escolheu por unanimidade. Legendre ocupará a cadeira que pertenceu ao professor Antonio Ferreira Paim, falecido no ano passado, aos 94 anos. A posse está agendada para o dia 10 de dezembro, em uma solenidade na sede da Academia, na Casa Histórica de Osório, no centro do Rio de Janeiro.

“Considero a indicação como o reconhecimento de um trabalho de pouca visibilidade, mas que agora me coloca o desafio de sair de uma zona de conforto, do anonimato, e passar a um compromisso de extrema relevância e que exige responsabilidade”, disse Legendre após ser comunicado da conquista.

No final da tarde da última sexta-feira (29/11), Legendre lançou em Porto Alegre o seu sexto livro, A Contemplação do Abismo, em uma sessão de autógrafos que contou com a presença do presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Edgard Leite Ferreira Neto. A obra, nas palavras do autor, é “uma tentativa de autorretrato, com reflexões sobre a vida”.

Fundada em 1989 por um grupo de filósofos e pensadores, a Academia Brasileira de Filosofia é uma instituição sem fins lucrativos e tem por objetivo a defesa, a divulgação e a preservação da memória da cultura filosófica brasileira das mais diversas áreas do pensamento.

Fotos: Lenara Petenuzzo (@lenarapetenuzzo)

Na foto: Desembargador Carlos Saldanha Legendre, presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Edgard Ferreira Leite Neto, e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Domicio Proença Filho.