Definidos os estudantes vencedores do Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas 

Definidos os estudantes vencedores do Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas 

Foi divulgada nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, a relação de estudantes vencedores da quinta edição do Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas. Em 2026, o concurso foi realizado pela primeira vez em parceria com a Assembleia Legislativa e bateu recorde de inscrições, com 614 participantes, provenientes de 403 escolas públicas do Rio Grande do Sul. 

Neste ano, tema proposto para as dissertações foi “Quando a casa deixa de ser lar?”. As redações foram submetidas à análise da comissão julgadora do prêmio, que avaliou os textos de acordo com os critérios estipulados no edital.  

As premiações serão entregues em cerimônia a ser realizada nos próximos meses. Posteriormente, haverá o lançamento da revista alusiva ao concurso, na qual serão publicadas redações inscritas no prêmio com comentários de magistrados e magistradas. 

Confira os estudantes vencedores: 

Ensino Fundamental 

1º lugar:  Eduarda Luiza Reis – 9º ano – Escola Estadual de Ensino Médio Professor Affonso Pedro Rabuske – Santa Cruz do Sul
2º lugar: João Paulo Garcia Oliveira – 8º ano – Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinte e Nove de Abril – São Vendelino
3º lugar: Francine Aparecida Thiesen – 9º ano – Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti – Vale Verde
4º lugar: Wesley Caetano – 8º ano – Escola Municipal de Ensino Fundamental Otávio Rocha – Estância Velha
5º lugar: Júlia Birkheuer – 8º ano – Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Alfredo Schneider – Teutônia

Ensino Médio 

1º lugar: Andressa da Silva Araújo – 3º ano – Colégio Tiradentes – Porto Alegre
2º lugar: Emanuela Kurschner Proença – 1º ano – Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo – Vista Gaúcha
3º lugar: Maria Eduarda Borges Latorre – 2º ano – Colégio Tiradentes – Passo Fundo
4º lugar: Melissa Carvalho Leal – 3º ano – Escola Técnica Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes – Cachoeirinha
5º lugar: Thayane Luizzi Martins Teixeira – 1º ano – Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti – Vale Verde

A premiação é composta por notebooks, tablets, celulares e vouchers para uso em livrarias. Os alunos vencedores também participarão de atividades formativas promovidas pela Escola da AJURIS e pela Escola do Legislativo, com foco na compreensão do funcionamento dos Poderes e no exercício da cidadania. O concurso tem apoio da Sicredi-AJURIS.

Ao longo das cinco edições, o Prêmio já impactou mais de 120 municípios gaúchos, contabilizando a participação de mais de 400 escolas e mais de mil redações inscritas.

A AJURIS parabeniza os estudantes vencedores pela conquista e reconhece o empenho e a dedicação de todos os participantes desta quinta edição. A associação também agradece às escolas e aos professores envolvidos na iniciativa, que contribuem para estimular a reflexão, a escrita e o exercício da cidadania entre os jovens gaúchos.