fbpx

Crise prisional e Previdência pautaram gestão 1994/1995 da AJURIS

Crise prisional e Previdência pautaram gestão 1994/1995 da AJURIS

A Radioweb AJURIS reprisa nesta quarta-feira (21/1), às 13h, a participação do presidente no biênio de 1994/1995, Guinther Spode, no AJURIS em sete décadas. Durante a sua gestão, a Associação combateu a primeira tentativa de reforma da Previdência no Brasil e fomentou a discussão sobre a crise no sistema prisional gaúcho. Em 1994, a fuga de Dilonei Melara do Presídio Central de Porto Alegre evidenciou o problema, além de levar pânico ao Centro da Capital.

“Isso, na verdade, foi só o reflexo de uma situação muito ruim que já existia no Central. Fizemos uma visita e um levantamento fotográfico no Presídio. Naquela época, já era um horror”, destacou Guinther Spode. Na oportunidade, a AJURIS protocolou na Assembleia Legislativa (AL/RS) um pedido de instauração de uma CPI para avaliar a situação e cobrar providências.

A gestão também atuou em defesa da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  “Havia uma resistência em relação a essa lei e alguns defendiam até a ideia de não aplicá-la. Tivemos de fazer um movimento em todo o Estado defendendo a ideia de aplicação”, lembra.

Coordenado pelo Departamento de Comunicação, o AJURIS em sete décadas tem objetivo de recordar fatos históricos da Magistratura gaúcha. A Associação completou 70 anos no dia 11 de agosto do ano passado.

Confira a programação das reprises:

Em janeiro e fevereiro, a Radioweb AJURIS transmite reprises de programas transmitidos no ano passado. Acompanhe de segunda a sexta-feira, às 13h. A programação está disponível abaixo.

Segunda-feira – Sala de Audiência
Terça-feira – Juízes em Ação
Quarta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Executivo)
Quinta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Deliberativo)
Sexta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Executivo)

 

Departamento de Comunicação
Imprensa/AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br