27 nov Confraternização, homenagens e boa música no Almoço dos Aposentados
O tradicional Almoço dos Aposentados da AJURIS foi realizado no sábado (25/11) na sede campestre da AJURIS e foi marcado pelo clima de reencontro de amigos, numa oportunidade de colocar aquela conversa em dia, entre ex-colegas de magistratura e familiares e também de prestar homenagens.
Magistrados que se aposentaram entre os anos de 1987 e 2014, além de um magistrado aposentado este ano, receberam o Alfinete do Jubilado. A outorga. que recebe o nome de “Luiz Gaspar Beck da Silva”, é confeccionado artesanalmente em ouro, com brilhante encravado no logotipo da AJURIS.
A distinção foi entregue ao desembargador Sérgio Gischkow Pereira, aposentado em 1997. e que recebeu o alfinete das mãos do presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer; o desembargador Fernando Mottola, aposentado em 1998, cuja distinção foi entregue pelo desembargador Angelo Giannakos, diretor do Departamento de Aposentados da AJURIS; Ademar Nozari, aposentado em 2014, com alfinete entregue por Flávio Mendes Rabello, vice-presidente de Patrimônio e Finanças da AJURIS; e o desembargador Luiz Roberto Imperatore de Assis Brasil, aposentado em 2017, com a distinção sendo entregue pelo desembargador Ivo Gabriel da Cunha, ex-presidente da AJURIS.
O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, agradeceu a presença de todos ao almoço e cumprimentou, em especial, os homenageados. “Esse é um momento muito simbólico na Associação porque ele representa um importante elo entre todos que se doaram ao Judiciário, que se doaram à magistratura e, portanto, trabalharam na construção de um Estado de Direito, e a magistratura da ativa”, disse Schäfer que aproveitou a oportunidade para falar de uma das pautas associativas que dizem respeito diretamente aos aposentados.
“Nós estamos atentos. Nós vamos lutar para que a folha de pagamento dos aposentados, e dos futuros aposentados, não passe para o IPE. Vamos lutar pela autonomia do Judiciário. Nesta luta contamos com a assessoria de colegas competentes e dedicados”, completou o presidente da AJURIS. Também fez uma explanação da luta pela PAE, a ação popular vencida pelos associados, e pagamentos pendentes. Schäfer ainda fez uma referência especial ao desembargador Cristovam Daiello Moreira que simboliza sempre a alegria da confraternização e do encontro.
O desembargador Angelo Giannakos também fez uso da palavra agradecendo a vinda de todos e o momento de confraternização oportunizado pelo almoço.
Logo depois, foi realizado o sorteio de três cestas oferecidas pela Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento dos Juízes do Estado do RS – Sicredi AJURIS. Na sequência, a música tomou conta do encontro com o show da banda Movie Star, liderada pelo magistrado Roberto Laux Júnior. O repertório com Beatles, Rolling Stones, James Brown, Creedence e sucessos do pop e do rock nacional fez todo mundo cantar e dançar.
A confraternização também contou com as presenças do ex-presidente do TJRS e ex-presidente da AJURIS, desembargador José Aquino Flores de Camargo; do desembargador Cristovam Daiello Moreira, fundador da Escola da AJURIS; e da coordenadora Administrativa Financeira do Sicredi AJURIS, Carla Dalla Giacomassa Alves.