fbpx

Colégio Nicolau Chiavaro Neto recebe AJURIS para entrega de prêmio

Colégio Nicolau Chiavaro Neto recebe AJURIS para entrega de prêmio

Uma manhã que reforçou a qualidade e importância do ensino público marcou a última sexta-feira (25/11) no Colégio Estadual Nicolau Chiavaro Neto, em Gravataí. A motivação foi a entrega do notebook e do computador desktop em virtude do Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas. O aluno Nicolas Eduardo Lima Nunes, de 16 anos, se classificou em primeiro lugar na edição piloto do projeto.

Durante a solenidade de premiação, Nicolas foi ovacionado pelos alunos do primeiro, segundo e terceiro anos da escola. O olhar brilhando no rosto do jovem deixava a mostra a felicidade em estar sendo agraciado pela premiação. “Ganhar o prêmio foi um susto, pois eu tinha recém acordado e a professora havia enviado uma mensagem me informando. Sempre gostei da escrita porque é algo que liberta, meu sonho é escrever livros e inspirar as pessoas a lerem”, afirmou Nicolas.

O jovem foi acompanhado pelos pais Paulo Cezar Saratt Nunes e Serli Lima Nunes, que também estavam emocionados. O incentivo pela leitura é originário do próprio pai, que desde muito cedo lia histórias para o estudante. “Ele foi um menino que desde pequeno pedia para a gente ler histórias. Ensinamos o Nicolas a ler sozinho com cinco anos, é uma vontade que sempre acompanhou ele. Estamos orgulhosos”, reforçou Paulo.

A professora de Português Veridiana Schardosim Gomes, responsável pela inscrição de Nicolas no concurso, confirmou o empenho do garoto pela leitura e pela escrita. Ela, que foi avaliadora do Enem por dois anos, levou para a sala de aula a experiência da prova mais importante para o ensino médio brasileiro. “Brinco com eles que a redação é uma receita de bolo, eu trago o passo a passo e eles entram com os ingredientes. Nesse momento, vou orientando-os a construírem uma estrutura adequada. Como professora, percebi que tenho nas mãos sonhos de alunos e que posso ajudá-los a concretizar esses desejos”, destacou.

Além da coordenação e professores do Colégio Nicolau Chiavaro Neto, a premiação reuniu a diretora adjunta do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Natália Borges, e as coordenadoras da Coordenadoria Regional de Educação (Cre) Mariusa Pacheco Ramos e Léa Marques. A Associação dos Juízes do RS (AJURIS) esteve representada pelo presidente Cláudio Martinewski, pelo diretor de operações da Sicredi AJURIS, Ricardo Ruschel, e pela juíza de Direito Samyra Remzetti Bernardi, uma das organizadoras da premiação. 

Emocionado, Martinewski relembrou que estudou em escola pública e incentivou os estudantes a buscarem seus sonhos profissionais. “Para a Associação, é importante levar para o ensino público o conhecimento sobre a Justiça e o Poder Judiciário, que atuam em prol dos cidadãos brasileiros. Todos vocês devem se sentir capazes de buscarem a profissão que tanto sonham, inclusive como Juiz de Direito igual eu fiz”, disse Martinewski aos alunos.

Na mesma linha, a juíza Samyra agradeceu à escola e aos estudantes pela participação na premiação. Difícil foi conter as lágrimas nos olhos da magistrada, que destacou a qualidade na escrita do grande vencedor. “Foi difícil conter a emoção durante a leitura dos trabalhos recebidos, ainda mais quando nos deparamos com tamanha maestria na definição do sentimento de Justiça de um aluno como o Nicolas”, indagou. 

O Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas recebeu 287 inscrições de 118 escolas estaduais de todo o Estado. O segundo lugar ficou para Lucas Flores Borin, da Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda (Santa Maria) e o terceiro para Juliana Beatriz dos Santos, da Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti (Vale Verde). Os prêmios dos outros dois classificados serão entregues ainda em dezembro pela Associação.

Confira a redação do primeiro, segundo e terceiro lugar.