fbpx

Campanha “Máscara Roxa” auxilia vítimas de violência doméstica a pedirem ajuda em rede de farmácias

Campanha “Máscara Roxa” auxilia vítimas de violência doméstica a pedirem ajuda em rede de farmácias

Mulheres poderão pedir ajuda nas Farmácias Associadas identificadas com o selo

Muitas vezes impedidas de acessar os canais de denúncia, as mulheres ganharam mais um instrumento de enfrentamento à violência doméstica. A campanha “Máscara Roxa”, de iniciativa do Comitê Gaúcho #HeForShe, vai garantir que as vítimas possam pedir ajuda na Rede de Farmácias Associadas identificadas o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”.

Para isso, basta que a mulher peça uma máscara roxa ao atendente. Desta forma o profissional saberá que se trata de um pedido de ajuda, e dirá que o produto está em falta, pedindo alguns dados para avisá-la quando chegar. Em seguida, acionará a Polícia Civil, para que sejam adotadas as medidas necessárias. 

A estratégia foi pensado considerando que as farmácias são locais de fácil acesso para as vítimas, e permitem o deslocamento sem levantar suspeitas dos agressores, além permanecerem em funcionamento mesmo com as regras impostas pela pandemia, além da presença em diversas cidades.

Com as restrições de circulação em razão da pandemia, muitos casos de violência doméstica deixaram de ser registrados. Pensando nisso, a Polícia Civil também oferece um número de WhatsApp (51) 98444-0606, onde não apenas vítimas podem se manifestar, mas também amigos, familiares e vizinhos que estejam testemunhando agressões em todo o Estado.

Clique AQUI para acessar o WhatsApp da Polícia Civil.

A campanha é uma iniciativa do Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, do qual a AJURIS faz parte desde 2016, e conta com o apoio do Tribunal de Justiça do RS (TJRS),  Ministério Público do RS (MPRS), Governo do Estado, por meio do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Polícia Civil e Brigada Militar, Defensoria Pública, ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), Agência Moove, Grupo RBS e Rede de Farmácias Associadas.

 

Confira o vídeo institucional da campanha:

https://www.facebook.com/ComiteGauchoImpulsorElesPorElasHeForShe/videos/2328737060753230