fbpx

Banda Liberdade: a música como elemento de ressocialização

Banda Liberdade: a música como elemento de ressocialização

Projeto liderado por magistrado com jovens internos da Case
de Passo Fundo foi destaque na Capital

Na semana em que foram celebrados os 10 anos da Justiça Restaurativa e o Dia do Bem, data dedicada às ações positivas, o destaque ficou com o projeto Banda Liberdade, programa musical desenvolvido com jovens internos que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Passo Fundo.

A Banda Liberdade, idealizada e coordenada pelo juiz de Direito do Juizado Regional da Infância e Juventude de Passo Fundo, Dalmir Franklin de Oliveira Júnior, realizou apresentações no dia 23 de novembro, na abertura da Conferência com Howard Zahr, especialista mundial em Justiça Restaurativa, e no dia 24 de novembro, na festa de encerramento do Dia do Bem, data destinada a realização de boas ações e que contou com o apoio da AJURIS.

O magistrado apontou que a participação nos eventos foi uma experiência bem importante para os meninos que integram o projeto. “Eles ficaram bem felizes e após a apresentação no Opinião questionaram se poderiam fazer isso novamente. Meu sonho é ter um projeto fora da unidade”, relata o magistrado.

O juiz avalia que a ampliação do programa, para além dos muros da Case, permitiria aos egressos a continuidade nos projetos musicais de inclusão social. “Além de saber como eles estão, de fazer um acompanhamento, teria essa questão de utilizar a música como um hobby, para desestressar.” Para que o trabalho tenha continuidade, no entanto, é necessário ter apoio financeiro. “Esperamos que em algum momento surja um parceiro”, projeta Dalmir.

Motivado pelos primeiros resultados obtidos com o projeto, o juiz Dalmir avalia, ainda, que é possível usar as dinâmicas do projeto Roda de Tambor, de oficinas de música e percussão, inclusive nos círculos restaurativos. “É algo que podemos fazer no futuro, já que a Roda de Tambores é uma forma de inclusão social. Pode ser que a gente consiga dar uma maneira de difusão para as práticas restaurativas, já que nas oficinas cada um pode assumir um papel na construção das soluções.”

Há seis anos o projeto da Banda Liberdade é realizado com jovens que cumprem medidas socioeducativas na Case de Passo Fundo e que possuem bom comportamento e desempenho escolar positivo. A iniciativa tem como objetivo promover a ressocialização dos jovens por meio da música e das oficinas de ritmo, harmonia e percussão.

Confira um trecho da apresentação da Banda Liberdade no dia 23 de novembro:

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br