15 maio Atuação do Judiciário é destaque em seminário sobre segurança pública
A atuação do Judiciário para construção do presídio feminino de Lajeado foi destaque na programação do Seminário Segurança Pública – Cenários e Alternativas, realizado nesta segunda-feira (15/5), na Assembleia Legislativa. O juiz de Direito, que é diretor do Foro da Comarca de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson falou sobre a participação comunitária na segurança pública. Johnson apresentou o case do presídio feminino de Lajeado, construído com recursos do Judiciário e da comunidade local. “Mais do que a construção de um espaço para abrigar as apenadas, a proposta sempre foi possibilitar o cumprimento da pena com dignidade e que possibilitasse a almejada ressocialização”, destacou.
A AJURIS participou do evento, que marca o encerramento da Comissão Especial da Segurança Pública no Estado do Rio Grande do Sul. Além do tema de Lajeado, foram abordados o atual cenário da segurança pública, a necessidade de uma nova política criminal, as formas de combate à criminalidade e as organizações criminosas e seus reflexos na segurança pública.
Para a vice-presidente da AJURIS, Vera Deboni, que acompanhou o evento, o seminário encerra um ciclo importante de trabalhos em prol de novas alternativas para a segurança do Estado. “Como integrante do Fórum da Questão Penitenciária, a Associação propôs a criação de um programa estadual penitenciário porque entendemos que a ausência de uma política pública na questão prisional contribui para os problemas de violência no Estado”, ressaltou.
Com o objetivo de discutir cenários e alternativas à Segurança Pública no Rio Grande do Sul, o seminário, realizado no Plenarinho do Palácio Farroupilha, contou com a presença de diversos especialistas no setor. Para prestigiar o evento, também esteve presente no encontro o diretor do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS, Mauro Borba.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br