20 out AJURIS promove Encontro do Bem 2017
Show terá apresentação da Orquestra Villa-Lobos e Fábrica de Gaiteiros
Por acreditar na cultura como agente de transformação social, a AJURIS promove no dia 7 de novembro o Encontro do Bem 2017. Em uma nova edição, o evento produzido pela Associação tem como protagonista a Orquestra Villa-Lobos, projeto musical desenvolvido na Lomba do Pinheiro, que neste ano convida o projeto Fábrica de Gaiteiros para uma noite de música e solidariedade.
O evento, que celebra a arte e a sua importância para inclusão social e promoção da cidadania de crianças, adolescentes e jovens, será realizado no Auditório do Foro Central II (Rua Manoelito de Ornellas, 50), em Porto Alegre. O Encontro do Bem conta com o apoio da Brigada da Solidariedade do Tribunal de Justiça do RS (TJRS).
A venda de ingressos já começou, e a entrada para o show pode ser garantida por R$ 25,00, tendo como postos de venda a Sede Administrativa da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 81). Toda a arrecadação será revertida para os projetos musicais.
Além das atividades musicais com o objetivo de inserção social, cultural e cidadã, os projetos compartilham também o espaço. Em Porto Alegre, o projeto Fábrica de Gaiteiro está inserido nas oficinas da Orquestra Villa-Lobos.
“Estamos realizando mais essa edição, pois acreditamos na qualidade do trabalho desenvolvido por essas crianças e jovens. E, também, pela importância de garantir a sustentabilidade financeira dos projetos, que, por meio da música, estão permitindo uma formação cultural muito rica e transformando a vida de tantas pessoas”, afirma vice-presidente Cultural, Rute dos Santos Rossato, organizadora do evento.
Desde 2015, a AJURIS desenvolve ações em parceria com a Orquestra Villa-Lobos, quando foi realizado o evento Fazer a Diferença Faz Bem. Já em 2016, foi realizada a primeira edição do Encontro do Bem, com participação especial da Banda Liberdade, ação de percussão musical desenvolvida na Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Passo Fundo que, na época, tinha o magistrado Dalmir Franklin de Oliveira Júnior como um dos coordenadores do projeto.
Conheça os projetos:
Orquestra Villa-Lobos
Há 25 anos, a Orquestra Villa-Lobos desenvolve um trabalho de educação musical na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, localizada na Lomba do Pinheiro, bairro da zona leste da Capital.
Regida pela professora Cecília Rheingantz Silveira, nas mais de duas décadas de existência a Orquestra Villa-Lobos permite às crianças e adolescentes que residem na periferia tenham “acesso ao conhecimento musical e à vivências artísticas e socializadoras, promovendo a autoestima, estabelecendo interação com os elementos da cultura local e ampliando as possibilidades de participação na sociedade”.
Mantida pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, e também para garantir os recursos necessários ao projeto, a Orquestra e tem firmado parcerias com várias instituições e empresas. Com dois CDs: O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008); o livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012) e o DVD Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013), a ação já recebeu diversos prêmios e ultrapassou a marca de 1.200 concertos no Brasil (RS, RJ, DF, BA, PB) e Mercosul (Argentina e Uruguai) para público superior a 350 mil pessoas.
Fábrica de Gaiteiros
A Fábrica de Gaiteiros é um projeto idealizado pelo músico Renato Borghetti, que ajuda a manter viva a cultura do Rio Grande do Sul, investindo na formação de construtores e alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita-ponto.
A finalidade é unir a tradição deste instrumento, que estava caindo em desuso, com a educação musical de crianças e jovens, proporcionando inclusão social, aumentando a autoestima e espírito de coletividade e conhecimento da cultura local.
Inaugurada em 2014, com sede em Barra do Ribeiro, o projeto da Fábrica de Gaiteiros já expandiu a atuação e hoje está presente também nos municípios de Guaíba, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel e Bagé, com a participação de mais de 200 crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos. Na Capital, a ação é coordenada por Elmer Fagundes.
Serviço:
Encontro do Bem 2017 – Apresentações da Orquestra Villa-Lobos e Fábrica de Gaiteiros
Data: 7 de novembro (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Auditório do Fórum Central – Prédio II (Rua Manoelito Ornellas, 50), em Porto Alegre
Ingressos: R$ 25,00
Pontos de Venda:
– Sede Administrativa da Ajuris – Central de Eventos/4º andar
Rua Celeste Gobbato, 81 – Bairro Praia de Belas
– Banca da República
Rua da República, 21 – Cidade Baixa
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br