fbpx

AJURIS prestigia entrega de medalhas para Neri da Silveira e Cristovam Daiello

AJURIS prestigia entrega de medalhas para Neri da Silveira e Cristovam Daiello

Honrarias aos associados da AJURIS foram concedidas pelo TRE-PI

A Direção da AJURIS prestigiou, nesta quarta-feira (22/11), no Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS), a outorga de medalhas aos associados José Neri da Silveira e Cristovam Daiello Moreira, concedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Em uma cerimônia prestigiada por diversos magistrados e familiares, o vice-presidente do TRE-PI e diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi), desembargador Edevaldo Pereira de Moura, saudou a contribuição de Neri da Silveira e Daiello para a Magistratura brasileira.

Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Neri da Silveira recebeu a medalha Mérito Eleitoral do TRE-PI em destaque a atuação no recadastramento eleitoral brasileiro, questão essencial para que a Justiça Eleitoral firmasse importantes avanços tecnológicos, como o voto eletrônico e a biometria.

Neri da Silveira recordou da intensa mobilização realizada no país durante os 45 dias do recadastramento e que resultou na identificação de mais de 69 milhões de eleitores: “A lembrança desses fatos sempre me sensibiliza quando penso no destino do nosso país”, destacou, afirmando o papel cívico do povo brasileiro no processo: “o espírito de solidariedade tem que frutificar e florescer”, frisou.

Já o fundador da Escola da AJURIS, Cristovam Daiello, recebeu a Medalha Mérito Acadêmico da Esmepi pelo trabalho relevante na institucionalização da escola piauiense, a terceira do país, e a atuação na consolidação das escolas da Magistratura em diversos Estados da Federação.

Daiello destacou que a sua dedicação não foi pela educação, mas sim, ao conhecimento. Para o desembargador aposentado, as escolas da Magistratura devem ter um papel bem definido: “não é para formar doutores e nem formar mestres, é para formar humanistas”, salientou, afirmando que, no seu entendimento, o juiz deve “defender a criatura humana contra qualquer injustiça”.

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, que participou da entrega da medalha  ao ministro Neri da Silveira, salientou a importância do reconhecimento ao trabalho dos associados que “muito orgulham a Associação, pelas contribuições essenciais ao desenvolvimento da Magistratura gaúcha e brasileira e pela consolidação da democracia no Brasil”.

Ao fim, o presidente do TRE-RS, Carlos Cini Marchionatti, também destacou a relevância das obras de Neri da Silveira e Cristovam Daiello. Participaram da cerimônia o ex-presidente da AJURIS e da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, que também entregou a medalha para Daiello; o presidente do Conselho Deliberativo, Sérgio Gischkow Pereira; a diretora Maritana Viana Silveira; e, representando a Escola da AJURIS, o ex-diretor e atual membro do Conselho Consultivo, Wilson Carlos Rodycz.

Galeria de Fotos:

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br