fbpx

AJURIS prepara programação especial para o Mês da Mulher

AJURIS prepara programação especial para o Mês da Mulher

Para celebrar o Mês da Mulher, a Associação dos Juízes do RS (AJURIS) vai promover ao longo do mês uma série de eventos que integram o tradicional projeto Lugar de Mulher É Onde Ela Quiser, destinado a discutir questões do universo feminino, como a violência contra o gênero e o papel de liderança das mulheres exercido em diferentes atividades. A celebração marca o início das comemorações dos 80 anos da entidade, celebrados em 11 de agosto deste ano. 

Pinacoteca

De 4 a 31, no térreo do Foro II (Rua Manoelito de Ornellas, 50, bairro Praia de Belas), haverá a exposição Inquebráveis, da artista visual Célia Regina Maschmann, conhecida como Cell, que retrata em porcelana mulheres vítimas de violência e a sua capacidade de reconstrução emocional e psicológica. A Pinacoteca da AJURIS é aberta ao público.

Papel da liderança no Farol Santander

No dia 14, a partir das 18h, um encontro aberto ao público no auditório do Farol Santander, na Praça da Alfândega, vai debater o papel de liderança da mulher dentro e fora da magistratura. Participarão do evento a escritora e ativista Bárbara Carine (doutora em Ensino de Química pela Universidade Federal da Bahia e também influenciadora digital) e a deputada estadual Laura Sito (PT).

AjurisCast

Uma das ações planejadas para o Mês da Mulher é o lançamento do AjurisCast, o podcast da Associação, para o público externo. Em março, o programa contará com três episódios especiais sobre letramento de gênero. O primeiro será disponibilizado no dia 8 com foco na Resolução 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a paridade de gênero na segunda instância dos Tribunais brasileiros. O programa terá a presença da desembargadora federal Salise Sanchotene. 

No dia 15 será lançado o segundo episódio para falar da importância da reescrita das decisões judiciais com perspectiva de gênero com a participação da professora Fabiana Severi, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto. O terceiro e último episódio será disponibilizado no dia 22, que discutirá os direitos humanos das mulheres e o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero, com a participação da desembargadora do Rio de Janeiro Adriana Ramos de Mello.

O podcast, no formato de vídeo, é apresentado pelas magistradas Andréia da Silveira Machado, Quelen Van Caneghan, Viviane de Faria Miranda e Marcela Pereira da Silva, coordenadoras no Departamento das Mulheres Magistradas da AJURIS. O AjurisCast poderá ser acompanhado pelo Canal do Youtube ou Spotify da Associação. 

Magistradas Além da Toga

Durante o mês de março, as redes sociais da AJURIS apresentarão uma campanha especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A série Magistradas Além da Toga contará, uma vez por semana, a história de uma magistrada que, em paralelo a sua atuação jurisdicional, também inclui outras atividades de lazer em sua rotina, consideradas importantes para a sua saúde mental. O conteúdo será publicado no instagram e facebook.