fbpx

AJURIS participa de debate sobre a conjuntura política do país

AJURIS participa de debate sobre a conjuntura política do país

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, participou, na noite de segunda-feira (14/8), do primeiro dia de debates do “Calourada Feevale”, promovido pelo DCE da Universidade, em Novo Hamburgo. Com a proposta de discutir a atual conjuntura política e temas como o abuso de autoridade e a operação Lava-Jato, o painel também contou com a presença do deputado federal Afonso Motta (PDT) e do professor de Direito da Feevale, Dailor dos Santos.

Sobre o cenário político, marcado pela perda de confiança nas instituições e acentuado pela crise econômica, Schäfer reforçou a preocupação com a situação. “Nós precisamos recuperar a ideia de democracia”, disse. Para o presidente da AJURIS, essa busca está ligada a três posturas fundamentais. A primeira, segundo o magistrado, passa diretamente pela busca de uma democracia substancial, que procura alcançar uma igualdade material entre as pessoas.

Ainda, conforme destacou Schäfer, a segunda postura está associada ao resgate da confiança na política brasileira. “Devemos escolher com seriedade quem irá nos representar como povo, não há outra forma”, ressaltou. Da mesma forma, destacou a importância do fortalecimento do conjunto de instituições públicas, como terceiro aspecto para a manutenção da democracia. “Se a gente não construir uma cultura democrática, nós estamos fadados a barbárie. O nosso grande desafio é justamente esse, como criá-la em meio a todo esse cenário de polarização”, disse.

Para o deputado federal, Afonso Motta (PDT), o processo de reconstrução do país ainda pode demorar uma geração. “O Brasil vive o esgotamento de um sistema político. Encontrar saídas será um caminho bastante árduo. Sem o distensionamento ideológico, não há como criar espaços para o debate público e, hoje, o que mais falta é esse debate”, destacou.

Sobre o abuso de autoridade e as circunstâncias que envolvem a operação Lava-jato, o professor da Feevale, Dailor dos Santos, lembrou que ambas se inserem em um contexto marcado por uma crescente crise do Estado. Segundo o palestrante, é preciso olhar para a situação política do país a partir de uma visão macro, onde há mais de um responsável por tudo o que vem acontecendo no Brasil. “Talvez a crise não seja só do Estado, talvez a crise seja da Sociedade. Afinal o Estado não vive em um mundo paralelo ou em um aquário”, frisou.

Ao final os estudantes que prestigiaram o evento puderam realizar perguntas aos palestrantes sobre os temas abordados. O Calourada Feevale é destinado a toda comunidade acadêmica com programação cultural, que inclui bandas e palestras em variados assuntos, para diversas áreas do conhecimento.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br