fbpx

AJURIS lamenta a morte do ex-presidente Marco Antônio Barbosa Leal

AJURIS lamenta a morte do ex-presidente Marco Antônio Barbosa Leal

A AJURIS comunica, com profundo pesar e expressão de luto, o falecimento do desembargador aposentado e ex-presidente da AJURIS Marco Antônio Barbosa Leal. O magistrado, vítima de um câncer no pulmão, faleceu aos 72 anos na madrugada deste domingo (13/9). O velório ocorre entre 14h e 16h no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. 

Com destacada atuação profissional e associativa, Marcão, como era carinhosamente conhecido, ingressou na magistratura em 1973 e foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça (TJRS) em agosto de 1997. Além da presidência da AJURIS, no biênio 1992-1993, também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), entre 2002 e 2003, e em 2006 assumiu o principal cargo do Judiciário gaúcho, tornando-se o 43º presidente do Tribunal de Justiça. 

“Lamento muito o passamento do ex-presidente Marcão. Jamais me esquecerei de quando eu era juiz em Carazinho, diante de um caso de alta repercussão, ter recebido uma ligação sua, como presidente do Tribunal, empenhando todo seu apoio às minhas decisões. Marcão conduziu a AJURIS e o Tribunal com seu jeito muito particular de liderar, sempre denotando coragem e firmeza na defesa de suas posições. Perdemos um grande magistrado!”, destaca o presidente da AJURIS, Orlando Faccini Neto. 

Durante sua gestão à frente da Associação, o magistrado foi responsável pela inauguração do atual prédio da Escola da Magistratura, em 1992, e pelo importante investimento em comunicação, que possibilitou criar a primeira estrutura de assessoria de imprensa da entidade, ampliando a divulgação do trabalho da magistratura gaúcha e o diálogo com a sociedade.

Em 2019, durante as comemorações dos 75 anos da Associação, o ex-presidente da AJURIS relembrou os desafios de assumir a principal cadeira da entidade e os principais momentos da gestão. Para acessar o depoimento, clique aqui.