fbpx

AJURIS faz doação de kits a escolas e alunos do Vale do Taquari atingidos pelas cheias

AJURIS faz doação de kits a escolas e alunos do Vale do Taquari atingidos pelas cheias

A direção da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) promoveu ao longo da segunda-feira (3/10) doações de 270 kits escolares para cinco municípios do Vale do Taquari atingidos pelas fortes chuvas do dia 4 e 5 de setembro. Com o gesto, a Associação se alia ao poder público das comunidades que buscam retomar as atividades escolares dentro do esforço conjunto de recuperação dos estragos causados pela inundação do Rio Taquari. Até o momento, 49 pessoas morreram por conta das cheias da região.

As doações da AJURIS foram entregues pelo presidente da Associação, Cláudio Martinewski, e pelo vice-presidente Administrativo, Cristiano Vilhalba Flores, para prefeitos e secretários municipais. O kit é formado por uma mochila, caderno, canetas, lápis de cor e outros materiais usados nas rotinas das aulas. A cada entrega, Martinewski ressaltou que as doações tinham como propósito firmar uma participação da AJURIS no trabalho de reconstrução física das cidades e recuperação emocional das famílias atingidas pela tragédia.

Nos municípios de Muçum e Roca Sales, Martinewski e Vilhalba Flores, acompanhados da juíza Vanessa Azevedo Bento, que atua em Encantado (a Comarca abrange os dois municípios), caminharam pelas áreas mais atingidas pelas águas e conversaram com vítimas da enchente. Um dos principais marcos da dimensão do estrago foi a destruição de todo o pavimento rodoviário da Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha, que liga as duas margens do Taquari na cidade.

Os cinco municípios enfrentam a mesma situação. Todos tiveram prédios de escolas atingidos pelas cheias. Alguns já foram recuperados, e outros precisarão ser reerguidos pois houve abalos nas estruturas, enquanto as aulas serão ministradas em instalações provisórias. Ao mesmo tempo, muitas crianças em diferentes idades perderam todo o material escolar quando o rio alagou e destruiu as casas. O esforço das prefeituras é fazer com que a retomada das aulas seja o marco de volta à rotina das comunidades e sirva como um amparo para o abalo emocional enfrentado pelos pequenos. Nesse processo, as escolas se tornam o espaço de acolhimento importante para as crianças, retirando-as durante uma parte do dia das ruas (muitas famílias perderam as casas) ou de abrigos improvisados onde passaram a viver.

Estrela

Das 21 escolas do município, sete foram atingidas, e cinco delas tiveram perda total. Dos 4 mil alunos, cerca de 1,2 mil foram atingidos pelas cheias. A juíza Caren Leticia Castro Pereira acompanhou as doações entregues ao prefeito Elmar Schneider e à secretária de Educação, Elisângela Mendes.

Colinas

Uma escola foi atingida no município, que foi a localidade que mais recebeu dejetos transportados pelas águas do Taquari. A força das águas foi tamanha que uma casa de Roca Sales, cidade vizinha, foi parar na praça central de Colinas. Ao todo, 25% da cidade sofreu com a cheia. As doações foram recebidas pelo prefeito Sandro Ranieri Herrmann e pelo secretário da Educação, Edelbert Jasper.

Encantado

Entre as redes municipal e estadual, oito escolas foram atingidas pelas águas, e cerca de 950 alunos perderam todo o material escolar. As doações foram entregues ao prefeito Jonas Calvi e à secretária da Educação, Stéfanie Casagrande. As juízas Vanessa Azevedo Bento e Iana Carboni Oliveira (diretora do Foro) acompanharam a entrega.

Muçum

A cidade foi a mais atingida pelas cheias do Taquari. Não há nenhuma parte da zona urbana que não tenha ficado submersa pelas águas. A direção da AJURIS esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Cidade Alta, que está funcionando como uma central de recebimento de doações no município. As doações foram entregues às diretoras Jerusa Patussi e Tamiris Lorenzon.

Roca Sales  

Duas escolas infantis foram atingidas pelas águas, e um total de 340 alunos perderam o material escolar. No Centro de Referência de Assistência Social Casa da Amizade, que está funcionando como uma central de doações, os kits foram entregues à secretária de Educação, Liane Werner Capalonga.