fbpx

AJURIS em sete décadas: biênio 2002/2003 foi marcado pela inauguração da sede administrativa

AJURIS em sete décadas: biênio 2002/2003 foi marcado pela inauguração da sede administrativa

A atual sede administrativa da AJURIS, na rua Celeste Gobbato, em Porto Alegre, foi inaugurada em 18 de setembro de 2003. Com 1.521m² de área, o imóvel está localizado nas proximidades dos prédios do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RS), dos Foros Centrais e da Escola Superior de Magistratura (ESM). O momento representou a concretização de um sonho dos magistrados gaúchos, ressalta o presidente da Associação na época, José Aquino Flôres de Camargo, que foi destaque do AJURIS em sete décadas. O programa foi ao ar na tarde desta quarta-feira (4/2) e pode ser conferido AQUI.

O magistrado lembrou fatos curiosos. Inicialmente, no terreno onde está o prédio seria construído um complexo comercial. “Uma ou duas unidades do prédio já estavam até vendidas”, ressalta. Porém, o engenheiro responsável pelo empreendimento decidiu fechar negócio com a Associação. “Mais do que a expressão do negócio, disse o engenheiro, seria importância de colocarmos no currículo que construímos o prédio da AJURIS”, recorda.

Em busca da consolidação de direitos dos magistrados, como a reposição de vencimentos, o período foi marcado por atritos entre a Associação e o TJ/RS. “Tivemos um episódio, onde reivindicávamos a consolidação de alguns direitos que a Magistratura reclamava e que nem sempre podiam ser concedidos pela Administração do Tribunal”, afirma.

No âmbito federal, a AJURIS integrou movimento nacional contra a Reforma da Previdência. Chegou, inclusive, a ser cogitada uma paralisação em todo o Brasil. “Lideramos um movimento nacional e, pela primeira vez, na história chegou a se falar em paralização nacional da Magistratura”, ressalta.

Até o final deste mês, a Radioweb transmite reprises dos principais programas transmitidos no ano passado. Acompanhe de segunda a sexta-feira, a partir das 13h.

Segunda-feira – Sala de Audiência
Terça-feira – Juízes em Ação
Quarta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Executivo)
Quinta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Deliberativo)
Sexta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Executivo)

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa/AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br