fbpx

AJURIS celebra 80 anos com evento que une lembranças, emoção e relato humanitário

AJURIS celebra 80 anos com evento que une lembranças, emoção e relato humanitário

A emoção das lembranças do passado, o relato da atuação associativa do presente, os desafios do futuro que se apresentam para a magistratura gaúcha e uma grande dose de trabalho humanitária se uniram no evento que marcou os 80 anos da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), celebrados na noite da última sexta-feira (1º/11) no Instituto Ling, em Porto Alegre. A data foi completada em 11/8, mas por conta das cheias que atingiram o Estado o evento de celebração foi transferido para a semana passada.

Na primeira parte do evento, o presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, e o ex-presidente Ivo Gabriel da Cunha (gestão 1986-87) participaram de um talk show comandado pela vice-presidente Administrativa, Helena Ruppenthal Cunha. Coube ao ex-presidente lembrar de fatos do passado da AJURIS, dos primeiros momentos da criação da Associação e de episódios que marcaram a história da atuação da magistratura gaúcha.

O presidente Vilhalba Flores, em suas intervenções, lembrou do compromisso público da AJURIS com a sociedade, lembrando que a Associação mantém uma Pinacoteca aberta à exposição de novos talentos e o projeto do Cozinha Solidária, que auxilia comunidades carentes. Também citou os recentes atos públicos promovidos em defesa da democracia e a Campanha Solidária para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Por fim, falou dos desafios do futuro para a Associação e para as juízas e juízes, que envolvem um compromisso com as mudanças sociais e, certamente, uma atuação impactada pela Inteligência Artificial.

O evento também serviu para marcar os 44 anos da Escola da Magistratura da AJURIS, que foram completados em 25 de outubro. No palco, a diretora Clarissa Costa de Lima reforçou os compromissos da instituição com a qualificação do Sistema de Justiça e divulgou os vencedores da 3ª edição do Prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade, que é promovido pela Escola.

Na parte final do evento, em uma fala que entrelaçou imagens de diferentes povos em seus múltiplos ambientes com um depoimento pessoal emocionante, a humanitária internacional Fernanda Baumhardt contou um pouco de sua trajetória. Junto a organismos internacionais, Fernanda já participou de cerca de 40 missões humanitárias em 30 países, ajudando pessoas atingidas por catástrofes climáticas ou refugiados que vão do Afeganistão, passam pela África e chegam à América Latina. A apresentação da palestrante foi feita pela vice-presidente Cultural da AJURIS, Samyra Bernardi.

Junto com a direção da AJURIS, cerca de 200 pessoas participaram do evento: o presidente do Tribunal de Justiça, Alberto Delgado Neto; o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz; o defensor público-geral, Nilton Arnecke Maria; o presidente do Conselho de Comunicação do TJRS, Antonio Vinicius Amaro da Silveira; líderes e integrantes do Sistema de Justiça e de associações de classe e dezenas de associados.