06 ago AJURIS auxilia na recuperação de 27 escolas públicas
A Associação dos Juízes do RS (AJURIS) vai auxiliar na recuperação de 27 escolas municipais e estaduais do Estado que foram duramente atingidas pelas cheias de maio. As instituições de ensino ficam nos municípios de Marques de Souza, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Colinas, Arroio do Meio, Sinimbu, Canoas, Guaíba, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande e São Leopoldo. O auxílio da entidade será por meio da doação de materiais para reconstrução das escolas, aparelhos eletrônicos e de informática, itens para bibliotecas e móveis. Todo o material foi adquirido com os recursos arrecadados durante a Campanha Solidária promovida pela Associação e que arrecadou cerca de R$ 1,44 milhão proveniente de 2.570 doadores, entre associados, empresas, entidades e pessoas físicas de todo o Brasil.
O apoio da entidade às comunidades afetadas não é de agora. Na primeira fase da campanha solidária promovida pela AJURIS, as doações foram usadas para adquirir e distribuir de forma emergencial roupas, alimentos, água, medicamentos, ração para animais e materiais de higiene pessoal e limpeza entre as famílias atingidas, sempre com a orientação da Defesa Civil das prefeituras. “A segunda fase da nossa Campanha Solidária foca justamente em um dos principais pilares defendidos por nós: a educação. Assim como estivemos juntos com centenas de famílias no momento mais agudo da crise, agora queremos colaborar com a comunidade escolar na retomada das aulas”, afirma o presidente da entidade, Cristiano Vilhalba Flores.
Entre os mais diversos obstáculos que surgiram no Rio Grande do Sul após as enchentes de maio, a reconstrução das escolas públicas que tiveram suas estruturas atingidas também entrou no rol de preocupações dos governos municipais e estadual. Dados da Secretaria de Educação do RS (Seduc) apontam que pelo menos 40% do total de escolas da rede estadual foram danificadas pelas águas, o que acabou impactando a rotina escolar de 358 mil estudantes. “A escolha por ajudar na reconstrução das escolas e no apoio aos estudantes atingidos pelas cheias é uma maneira de ajudar na recuperação do Estado como um todo. Sabemos que esse acolhimento dos alunos em um ambiente seguro de uma escola dá tranquilidade para que os pais também possam cuidar da recuperação de suas famílias e recomeçar suas vidas”, explicou a vice-presidente Cultural da AJURIS, Samyra Remzetti Bernardi, coordenadora da Campanha Solidária da Associação.
Ação social inicia em Canoas
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Álvaro Moreyra, em Canoas, foi uma das primeiras a receber o apoio da entidade em sua reconstrução. Graças ao auxílio da AJURIS, a instituição de ensino conseguiu recuperar a sala da direção e a cozinha (foram adquiridos bancadas e armários novos), trocar o piso e as portas das salas de aula e as divisórias dos banheiros e pintar os brinquedos do parquinho e a parte externa do prédio. Com a finalização das obras, a escola recebeu os alunos novamente nesta segunda-feira (5/8). A retomada foi acompanhada pelo presidente da Associação, pela vice-presidente Cultural, pela juíza Patrícia Tonet, da 12ª coordenadoria da AJURIS (Canoas), e pela secretária da Educação do Estado, Raquel Teixeira.
A juíza Patrícia, responsável por encabeçar as doações, foi adotada oficialmente como madrinha da escola. Segundo a diretora Luciana Schenkel, graças ao apoio da AJURIS foi possível retomar as aulas na instituição “Hoje é o dia do nosso recomeço”, disse emocionada.
Além disso, ainda receberão apoio da Associação as escolas canoenses Fátima, São Francisco De Assis, Visconde do Rio Branco, Antônio Francisco Lisboa e Professora Clotilde Batista. A organização da distribuição está sendo liderada pela juíza Patrícia Tonet, da 12ª coordenadoria da AJURIS (Canoas).
Recuperação continuará em demais municípios
Nos municípios de Marques de Souza, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Colinas, Arroio do Meio e Sinimbu, que integram a 9ª coordenadoria da AJURIS (Santa Cruz do Sul), as doações serão destinadas às escolas Carlos Gomes, Brilho de Infância, Jacob Sehn, Frederico Reinaldo Closs, Itaipava Ramos, Colinas e Guararape, além da Secretaria da Educação de Sinimbu. A organização é do juiz João Francisco Goulart Borges.
Em Guaíba, com o auxílio do magistrado André Atalla, as escolas Ismael Chaves Barcelos, Profª Aglae Kehl e Solon Tavares receberão o auxílio da entidade, também em nome da 9ª coordenadoria. Já a 1ª coordenadoria (Novo Hamburgo) destinará doações, com o apoio da magistrada Larissa de Moraes Morais, às escolas de São Leopoldo Cristo Rei, Parque do Trabalhador, Firmino Acauan e Paulo Freire.
A 2ª coordenadoria (Pelotas) destinará doações as instituições de ensino Armando Neves, Colônia de Pescadores Z3, Francisco de Campos Barreto, Cristóvão Pereira de Abreu, Miguel Couto, Ney Amado Costa e Heitor de Lemos, pertencentes aos municípios de São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande. O apoio na região tem sido encabeçado pelo juiz Cleber Fernando Pires.
As escolas foram selecionadas pela AJURIS com base em dados da Secretaria Estadual de Educação que mostraram quais as cidades que foram mais impactadas em sua rede escolar com as cheias de maio.