fbpx

AJURIS acompanha abertura do Ano Judiciário 2021

AJURIS acompanha abertura do Ano Judiciário 2021

A abertura do ano Judiciário de 2021 no Estado, realizada no início da tarde desta quarta-feira (3/2), reuniu virtualmente autoridades e diversos representantes de classe. O ato, que antecedeu à primeira sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJRS) do ano, foi acompanhado pelo presidente da AJURIS, Orlando Faccini Neto, e pelo vice-presidente Administrativo, Cláudio Martinewski.

Na ocasião, o presidente da Corte, Voltaire de Lima Moraes, destacou a confiança em um ano melhor, com as rotinas de trabalho remoto consolidadas. Para o magistrado, um dos grandes desafios de 2020 foi equilibrar a equação entre a proteção da vida e saúde dos magistrados e servidores e a manutenção da prestação jurisdicional no cotidiano das pessoas. “O ano de 2020 foi um ano difícil, angustiante e que exigiu de todos nós, de uma hora para a outra, mudarmos de rumo, para levarmos em frente os serviços do Judiciário”, frisou, agradecendo o apoio, a compreensão e a solidariedade não só dos integrantes do Poder Judiciário, mas de advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública. 

Coube ao 2º vice-presidente do TJRS, Ícaro Carvalho de Bem Osório, detalhar as principais ações desenvolvidas pela atual administração no enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, especialmente com a implantação do trabalho remoto. Sobre o novo sistema de trabalho, o desembargador também destacou a possibilidade do sistema se tornar uma realidade no Judiciário gaúcho mesmo após a retomada das atividades integralmente presenciais. “Existe em andamento um estudo sobre as vantagens econômicas de permanência de 30% dos servidores no sistema de trabalho remoto pós pandemia”, destacou. 

Na ocasião, também foi divulgado a publicação dos dados do Relatório Anual 2020, no site do TJRS, com o balanço das atividades e da movimentação processual do Judiciário Estadual no ano passado. Também fizeram uso da palavra durante a solenidade o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen. A ex-presidente da AJURIS Vera Lúcia Deboni, atual vice-presidente de Políticas Remuneratórias da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), também acompanhou a cerimônia.