fbpx

‘A presidência da AJURIS’, por Orlando Faccini Neto

‘A presidência da AJURIS’, por Orlando Faccini Neto

A representação dos pares é das mais dignificantes incumbências que se pode exercer; quando o papel de liderança alude a um grupo tão eminente, como a magistratura do Rio Grande do Sul, a honra é multiplicada, potencializando, porém, o senso de responsabilidade.

Nos últimos dois anos estive à frente da AJURIS, a Associação de Juízes do Rio Grande do Sul, e, diuturnamente, testemunhei o esforço de magistrados e magistradas, para cumprirem com a nobre missão de julgar. Mesmo com a pandemia, nosso Poder Judiciário reinventou-se e, com criatividade e esmero, incorporou os desenvolvimentos tecnológicos, para seguir no exercício de suas relevantes funções.

A AJURIS, como entidade de classe, busca, é certo, o atendimento dos predicados da magistratura, razão pela qual, com destemor, lutamos para que a remuneração de nossos colegas deixasse de ser a mais baixa entre todos os juízes do Brasil. Preocupamo-nos, também, com as condições de trabalho, porquanto o exercício adequado da atividade judicial rende frutos à cidadania, isto é, a todos aqueles que postulam os seus direitos perante os juízes e juízas espalhados por todo o Rio Grande do Sul.

Há, entretanto, uma inequívoca dimensão política na atuação da Ajuris, de modo que, nas grandes questões nacionais estivemos sempre presentes, inclusive manifestando espanto e indignação quando as instituições brasileiras se viram conspurcadas pela verborragia desenfreada de alguns de nossos dirigentes, bem como quando a banalização dos efeitos da pandemia arriscava influenciar incautos, incrementando um quadro que, por si só, já se mostrava dantesco.

Realizamos, de outra parte, diversas ações sociais e de benefício para a comunidade, além de termos procurado intensificar nossa presença nos meios de comunicação, certos de que ainda é persistente alguma desinformação acerca da atuação do Poder Judiciário; mesmo as críticas, sempre as recebemos com respeito, a fim de que fosse ampliado o escopo de nossas reflexões.

Cumprido o mandato, cabe agradecer a confiança dos colegas e enaltecer o imenso valor de nossa magistratura, que, à sociedade gaúcha, jamais faltará!

Orlando Faccini Neto
Juiz de Direito e presidente da Ajuris

* Artigo publicado na edição impressa do jornal Zero Hora no sábado (29/1).