fbpx

Nota pública – são inaceitáveis ataques misóginos contra juíza

Nota pública – são inaceitáveis ataques misóginos contra juíza

É absolutamente inaceitável o teor das manifestações veiculadas nas redes sociais contra o trabalho da juíza Joseline Vargas, da Vara de Execuções Criminais de Caxias do Sul. As palavras e expressões utilizadas, marcadas por vulgaridade e extrema agressividade, revelam não apenas desrespeito à atividade jurisdicional, mas também uma visão misógina e degradante sobre o exercício da magistratura por uma mulher.

A juíza foi atacada em duas frentes: primeiro, por cumprir sua função de zelar pela dignidade humana e pelas condições carcerárias que o Estado deve garantir a todo cidadão, independentemente de sua situação; e segundo, por ser mulher no exercício dessa função.

A AJURIS repudia veementemente qualquer tipo de agressão. Juízas e juízes devem ser respeitados como autoridades legítimas no exercício de suas funções no Estado Democrático de Direito, e as mulheres, em especial, devem ser reconhecidas pelo papel de liderança e destaque que conquistam em nossa sociedade.

Manifestações misóginas não têm lugar no mundo atual. Todos os responsáveis por essas agressões já foram identificados. Em colaboração com sua associada, a AJURIS tomará todas as medidas legais cabíveis contra cada um deles.

Cristiano Vilhalba Flores
Presidente da AJURIS