18 set Congresso da AJURIS: ministra do TSE cita a crise da democracia como oportunidade de melhora
A ministra Edilene Lobo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproveitou o ambiente do Vale dos Vinhedos, onde acontece o XVI Congresso Estadual da Magistratura, promovido pela Associação dos Juízes do RS (AJURIS), para se inspirar na defesa da democracia. “A democracia é um vinho antigo que alimenta a humanidade ainda antes da Era Cristão, vem da antiguidade grega. E hoje uma das garrafas que serve esse vinho é o mundo digital”, disse a ministra.

Primeira mulher negra a ser nomeada para o TSE e integrante da Comissão de Igualdade Racial da Corte, falou para uma plateia de juízas e juízes sobre a evolução desse modelo de democracia. “Hoje se fala em crise, mas como romântica incurável que sou, vejo a oportunidade de fazermos boas entregas para termos uma superação dessa crise”, afirmou, reforçando que o Judiciário tem um papel de destaque nessa reestruturação do sistema democrático.
A ministra definiu como a “não entrega das garantias fundamentais previstas pela democracia liberal para uma boa parcela da sociedade, em quantidade e qualidade” as consequências da crise. Citou o exemplo das mulheres negras, que “carregam o mundo nas costas”, como afirmou, e que devem ter a prioridade no momento em que a sociedade concretizar o processo de implantação da igualdade.
Um aspecto da crise da democracia liberal apontado pela ministra foi o “alargamento dos problemas” a partir da desinformação digital, que, apontou Edilene, significa um negócio financeiro para muitos grupos financeiros e políticos que operam o ambiente digital. Consequência disso, citou, foi o resultado do Brexit (o processo da saída do Reino Unido da União Europeia, concretizado em 2020 após uma consulta popular), influenciado por fake news e desinformações que foram plantadas nas redes sociais e grupos de mensagens. “A magistratura jurou defender a democracia, e temos que nos preparar para isso”, finalizou Edilene.
Confira aqui as imagens da manhã do 2º dia do Congresso.
