fbpx

Pinacoteca da AJURIS recebe obras da artista Chris Zumarkachman

Pinacoteca da AJURIS recebe obras da artista Chris Zumarkachman

A Pinacoteca da AJURIS abriu nesta quinta-feira (17/10) a exposição da artista Chris Zumarkachman, que encontrou na arte um meio para superar os desafios do autismo e expor o que sente. Com uma sensibilidade única, a artista une imaginação e realidade, transformando seus sentimentos e sonhos em obras repletas de personalidade. A mostra fica disponível até o dia 15 de novembro na Rua Celeste Gobbato, 229, em Porto Alegre.

Como destacou a diretora da Pinacoteca, Márcia Kern, presente na abertura da mostra, a condição de Chris “permite usar o seu mundo como um observatório para ver o mágico em pessoas, objetos, animais e ambientes e tentar passar sua visão de forma diferenciada em cada um de seus trabalhos”. Natural de Esteio (RS), a artista possui dificuldades nas relações interpessoais, devido ao diagnóstico de autismo, e utiliza o desenho como forma de superar seus bloqueios.

A artista define o seu trabalho como contemporâneo, acrescido de inspirações e similaridades emocionais do expressionismo. Chris busca inspiração em seus sentimentos e seus sonhos, por isso paisagens da natureza se misturam a seres intergalácticos, entre ondulações e linhas que se cruzam, com sensações de alegria e angústia misturadas.


Essa é a terceira exposição da artista. Em outubro de 2018, Chris fez sua estréia, com a mostra
As Quatro Estações, no Canoas Shopping. Depois, em abril, no mês do autismo, expôs na galeria do Complex SkatePark, em Porto Alegre. Durante a abertura da exposição, também participaram o vice-presidente Administrativo, Orlando Faccini Neto, a vice-presidente Cultural, Madgéli Frantz Machado, a vice-presidente Social, Patrícia Antunes Laydner e o vice-diretor da Escola da AJURIS, Roberto Ludwig.