28 nov Foro Central I recebe exposição sobre feminicídio
A exposição itinerante Agora ou na Hora de Nossa Morte abriu a XII Semana da Justiça pela Paz em Casa nesta segunda-feira (26/11), no Foro Central I (Rua Márcio Luiz Veras Vidor, 10 – Praia de Belas). Organizada pela Corregedoria Geral de Justiça, em parceria com o Memorial do Judiciário (TJ-RS), a exposição recebeu o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2018 na categoria Inovação. A exposição é aberta ao público.
O tema central da exposição é sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre um tema tão importante: o feminicídio. Com a média de três vítimas por dia no Brasil, o feminicídio atingiu 1.133 brasileiras em 2017, mesmo tendo uma legislação específica para tentar evitar e punir esse tipo de crime.
Os sutiãs pretos pendurados no térreo do Foro Central I simbolizam o luto feminino em relação às vítimas de feminicídio. Com o intuito de trazer mais esclarecimento e empatia sobre o assunto, os relatos das vítimas de violência foram registrados em áudios, fotos e textos distribuídos pelo local.