fbpx

Presidente da AJURIS toma posse como desembargadora no TJRS

Presidente da AJURIS toma posse como desembargadora no TJRS

A presidente da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, tomou posse como desembargadora durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do RS na tarde desta segunda-feira (27/8). A sessão foi presidida pelo desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro. Também tomou posse como desembargadora Vivian Cristina Angonese Spengler.

Em seu discurso, a presidente da AJURIS fez um relato de sua carreira, que começou como pretora em Tupanciretã, em 1987, até chegar a Porto Alegre, depois de passar por diferentes comarcas pelo interior do Estado, sempre promovida por merecimento. “A jurisdição da infância e da juventude foi aquela que escolhi e vivi por mais de 20 anos, consciente de que a formação e recuperação de jovens é o melhor caminho para a construção de uma sociedade harmônica”, afirmou.

A nova desembargadora também fez questão de destacar a relevância da participação nas atividades associativas.  “Na AJURIS, fui eleita vice-presidente Cultural, na gestão de Luiz Felipe Silveira Difini, presidente do Conselho Deliberativo, na gestão João Ricardo dos Santos Costa, e vice-presidente Administrativa, na gestão de Gilberto Schäfer. E, hoje com muito orgulho e honra, ocupo a presidência da nossa entidade, com a qual e com os colegas parceiros divido a conquista que hoje se consuma”, disse.

Sobre seus desafios do futuro, Vera Deboni destacou que criar harmonia social em um momento de crise nos relacionamentos na sociedade é o desafio de toda a magistratura. “Vivemos tempos muito difíceis, a nossa sociedade está desconfiada dos que a dirigem, se tornou maniqueísta e extravasa ódios nas redes sociais. A população se mostra farta de tantos malfeitos que, a despeito do combate incessante, teimam em recrudescer aqui e ali, como uma erva daninha”, analisou, encerrando com um recado de crença aos presentes à sessão: “Para encontrar a Justiça, dizia Calamandrei, é preciso ser-lhe fiel. Como todas as divindades, ela só se manifesta àqueles que nela creem. E eu creio no Poder Judiciário do meu Estado e creio no Poder Judiciário do meu país”.

A cerimônia de posse contou com a presença dos procuradores-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, e do Estado, Euzébio Fernando Ruschel;  do defensor público-geral da Defensoria Pública, Cristiano Vieira Heerdt; do secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer; coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS; Jorge Luís Dall’Agnol, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS; e do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia e o presidente da OAB-RS, Ricardo Ferreira Breier. Também os presidentes de associações de magistrados coirmãs da AJURIS participaram da cerimônia: Emanuel Bonfim (Pernambuco), Jussara Schittler dos Santos Wandscheer (Santa Catarina), Maria Aparecida Gadelha (Paraíba), Thiago Brandão de Almeida (Piauí), Herval Sampaio Júnior (Rio Grande do Norte), Ricardo Alexandre da Silva Costa (Ceará) e Fernando Figueiredo Bartoletti (São Paulo), além de Carolina Hostyn Gralha, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV); Rafaela Santos Martins da Rosa, presidente da Associação dos Juízes Federais do RS (Ajufergs); e Juliana Coelho de Lavigne, presidente da Associação dos Defensores Públicos do RS (Adpergs).

Da atual gestão da AJURIS, estiveram presentes, entre outros, o vice-presidente de Patrimônio e Finanças, Cristiano Vilhalba Flores; a vice-presidente Cultural, Madgéli Frantz Machado; a vice-presidente Social, Patrícia Antunes Laydner; o vice-presidente de Aposentados, Felipe Rauen Filho; os diretores de Assuntos Legislativos, Luís Antônio de Abreu Johnson e Mauro Borba; o diretor do Departamento de Comunicação, Max Akira Senda de Brito; o diretor de Coordenadorias, Charles Maciel Bittencourt; a assessora da presidência Vera Müller; a diretora de Pensionistas, Beatriz de Vasconcellos Martins; a diretora de Meio Ambiente, Jane Maria Köhler Vidal; e integrante do Departamento de Assuntos Previdenciários, Cíntia Teresinha Burhalde Mua, além dos ex-presidentes da AJURIS, Eugênio Couto Terra, João Ricardo dos Santos Costa e Gilberto Schäfer.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br