fbpx

Direção da AJURIS prestigia entrega da medalha Educador da Cidadania do TRE-RS

Direção da AJURIS prestigia entrega da medalha Educador da Cidadania do TRE-RS

Desembargador Daiello, falecido em abril, foi um dos homenageados pelo TRE.

A Direção da AJURIS prestigiou, na tarde de quinta-feira (10/5), a homenagem póstuma ao desembargador Cristovam Daiello Moreira realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE/RS). Além do fundador da Escola da AJURIS, também foram condecorados com a medalha Educador da Cidadania 2018, o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini e a desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro pelo esforço e implantação da Escola Judiciária Eleitoral do RS.

A presidente da AJURIS, Vera Deboni, e o diretor da Escola da AJURIS, Jayme Weingartner Neto, acompanharam a outorga da medalha que foi instituída neste ano. “É uma honra para o Tribunal Regional Eleitoral que a primeira medalha Educador da Cidadania seja em homenagem ao desembargador Daiello, criador da Escola Superior da Magistratura, responsável por revolucionar o ensino jurídico do Estado, do país e da América Latina”, destacou o presidente do TRE-RS, Carlos Cini Marchionatti.

Daiello faleceu no dia 25 de abril deste ano e completaria 89 anos neste 10 de maio, ocasião que a viúva do magistrado Marle Jesus Menine e filhos receberam das mãos da presidência do TRE a distinção de educador da cidadania.  

Criada para homenagear o trabalho de personalidades com atuação destacada na construção e promoção de uma educação cidadã, a medalha também foi entregue para os desembargadores Luiz Felipe Silveira Difini e Liselena Schifino Robles Ribeiro. Os magistrados foram fundamentais na criação e expansão da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do RS, instituída em 2010 e que ganhou estrutura própria em 2017.

“Essa medalha é especialmente oportuna, um momento apropriado para lembrarmos quem, em tempos mais difíceis, como é o caso do desembargador Daiello, compreendeu, antes de todos, que a manutenção do padrão técnico da justiça necessitava de uma instituição que pensasse sua formação e seu aprimoramento, possibilitando uma jurisdição digna e de qualidade para toda a população”, destacou Difini, que agradeceu a distinção também em nome dos demais homenageados.

 

Departamento de Comunicação – AJURIS
imprensa@ajuris.org.br
(51) 3284.9125