fbpx

Exposição Fotográfica 20 Anos do Presídio Central é prorrogada até 20 de outubro

Exposição Fotográfica 20 Anos do Presídio Central é prorrogada até 20 de outubro

Em razão do grande interesse do público e de diversas instituições de ensino, a Exposição Fotográfica 20 Anos do Presídio Central, organizada pela AJURIS em parceria com o Memorial do Judiciário do RS foi prorrogada até o dia 20 de outubro.  A mostra, que está montada no Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55), em Porto Alegre, apresenta a realidade da superlotação dos presídios e da violação dos direitos humanos da maior cadeia do Estado. 

A exposição, que reúne fotos feitas pelo juiz de Direito Sidinei Brzuska e imagens do acervo do magistrado Marco Antônio Bandeira Scapini, falecido em 2014, conduz o olhar dos visitantes pelas galerias e estruturas do prédio, mostrando a degradação do local ao longo das duas décadas de interdição. Por um decreto do Governo do Estado, publicado em janeiro deste ano, o Presídio Central passou a se chamar Cadeia Pública de Porto Alegre.

Agendamento

A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta, das 9h às 18h. As instituições interessadas em agendar visitas para grupos de até 50 pessoas devem entrar em contato com o Memorial do Judiciário pelo telefone (51) 3210.7176 ou pelo e-mail memorial@tjrs.jus.br

Na quarta-feira (16/8), cerca de 40 alunos de faculdade de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) visitaram a exposição e acompanharam a palestra do juiz de Direito da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre e subdiretor do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS, Paulo Augusto Oliveira Irion. Na quinta-feira (17/8), jovens que participam do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente da Lomba do Pinheiro também conheceram a exposição.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br