fbpx

Ministro Herman Benjamin será painelista do XII Congresso Estadual

Ministro Herman Benjamin será painelista do XII Congresso Estadual

O ministro Herman Benjamin, importante nome da magistratura brasileira, será um dos palestrantes do XII Congresso Estadual de Magistrados, que ocorre nos dias 28 e 29 de setembro, em Bento Gonçalves. A partir do tema central do evento, Entre redes e muros: juízes e seus labirintos, o ministro irá trazer o olhar e a experiência de quem atua no centro das principais discussões políticas do país, bem como compartilhar os desafios vivenciados ao longo da trajetória profissional. A participação irá ocorrer na sexta-feira (29), às 10h30.

Antes de chegar ao STJ, em 2006, Benjamin integrou o Ministério Público de São Paulo, onde atuou durante 24 anos. Em 2017, ganhou notoriedade como relator do processo de cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando votou pela cassação dos vencedores das eleições de 2014. Na ocasião, em nota divulgada à imprensa, a AJURIS destacou a atuação do ministro no processo. “De forma independente, respeitosa e demonstrando apurada capacidade técnica e ética, a postura do ministro condiz com o que se espera dos membros dos Tribunais Superiores e enobrece a Magistratura brasileira”, ressaltou o presidente da Associação, Gilberto Schäfer.

Natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, Benjamin é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No currículo, também possui mestrado nos Estados Unidos e destaca-se pela dedicação à docência. Em 2006, quando substituiu o ministro Edson Vidigal, sua nomeação para o STJ foi aprovada pelo Senado Federal com 51 votos favoráveis, dois contrários e apenas uma abstenção.

Programação

O Congresso também terá a participação de outros palestrantes referência na abordagem de temas da sociedade e da Magistratura na atualidade. No dia 28 de setembro, quinta-feira, será realizado o painel Muros e pontes no horizonte dos Juízes. O debate reunirá a juíza de Direito do Rio de Janeiro, Andréa Maciel Pachá e o doutor em Direito, José Reinaldo de Lima Lopes. Na sexta-feira (29), o historiador Leandro Karnal, também professor e doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), fará uma apresentação a partir do tema geral do Congresso Entre redes e muros: juízes e seus labirintos.

Para realizar a inscrição no Congresso, basta acessar o link goo.gl/CzkYMQ  

Teses

O prazo para envio de teses para o Congresso continua aberto. Para incentivar a participação, os primeiros cinco estudos submetidos irão garantir a isenção da inscrição ao autor. A tese deverá conter o título, o nome do autor, a justificativa, o desenvolvimento, as conclusões ou recomendações e as indicações bibliográficas, quando for o caso e deverá ser enviada à AJURIS, através do e-mail leticia@ajuris.org.br

Confira o regimento e outras informações sobre o Congresso: https://goo.gl/Gy7VXZ

 

Foto: Roberto Jayme/TSE
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br