fbpx

Ex-presidente da AJURIS e da AMB é agraciado com Medalha do MPC

Ex-presidente da AJURIS e da AMB é agraciado com Medalha do MPC

A Direção da AJURIS prestigiou, na tarde desta sexta-feira (30/6), a solenidade de outorga da Medalha do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul (MPC/RS) para as personalidades que se destacaram na prestação de serviços à instituição. O juiz de Direito João Ricardo dos Santos Costa, ex-presidente da AJURIS e da AMB, foi um dos cinco agraciados com a distinção. “Essa homenagem, junto com essas outras personalidades, me engrandece e ilumina toda a minha trajetória tanto como magistrado, quanto como cidadão”, frisou o juiz.

“A AJURIS tem orgulho do trabalho desenvolvido pelo juiz João Ricardo em seu caminho trilhado até aqui. Nada mais justo que ver sua atuação em defesa de uma Magistratura independente e de uma sociedade democrática ser reconhecida pelo Ministério Público de Contas”, parabenizou o presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, que fez a entrega da Medalha a João Ricardo. O diploma foi entregue pelo vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB, Jerson Gubert.

Representando os demais agraciados, João Ricardo aproveitou o espaço para destacar o trabalho do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, falecido em janeiro deste ano, e que também foi homenageado com a Medalha. “O ministro Teori é o melhor exemplo de como deve ser a atuação de um magistrado, especialmente em um momento de extraordinária dificuldade como a que enfrentamos hoje”, destacou o juiz, sendo fortemente aplaudido. E acrescentou: “É a verdadeira referência da Magistratura brasileira, de como deve ser o magistrado e de como não se deve fazer, como vem acontecendo, infelizmente, em um momento difícil do país, pelo ministro Gilmar Mendes”.

O Procurador-Geral Geraldo Costa da Camino, em nome do Ministério Público de Contas, aproveitou para destacar a importância de um Judiciário independente e agradeceu acontribuição dos magistrados homenageados para construção de país mais justo e democrático. “O Ministério Público se sente muito honrado em tê-los como comendadores e poder carregar no peito o distintivo dessa instituição que tanto defendemos”, pontuou.

Juiz titular do 1º Juizado da 16ª vara Cível de Porto Alegre/RS, João Ricardo dos Santos Costa já esteve à frente da AJURIS na gestão 2010/2011. Além disso, foi presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) entre 2014 e 2016.

Prestigiaram a cerimônia a vice-presidente da AJURIS, Vera Deboni, a diretora do Departamento de Pensionistas, Eneida Barbosa, o diretor do Departamento de Estudos e Reformas, Felipe Rauen, o juiz de Direito Ruy Rosado de Aguiar Neto, além de familiares dos homenageados, autoridades e membros do Ministério Público de Contas.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br