29 maio Magistrados participam de Congresso sobre Direito de Família
O IX Congresso do Mercosul de Direito de Família debateu a efetivação de um novo ambiente jurídico no Mercosul, adequado às necessidades e à realidade da sociedade contemporânea. Realizado entre os dias 26 e 27 de maio, em Gramado, evento, foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção Rio Grande do Sul (IBDFAM-RS).
A vice-diretora da Escola da AJURIS, Rosana Broglio Garbin, prestigiou a solenidade de abertura e coordenou um dos workshops do IX Congresso do Mercosul de Direito de Família. Diversos magistrados participaram do evento, que contou com quatro painéis e três workshops que debateram temas como adoção, alimentos, análise crítica dos julgados do STJ, contratos, filiação, inventário e partilha de bens, mediação e sucessões.
A vice-presidenta Nacional e desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do RS, Maria Berenice Dias, discorreu sobre o “Anteprojeto de Lei da Adoção” na mesa de abertura do evento, coordenada pela juíza de Direito do TJ/RS e membro da Diretoria Executiva do IBDFAM-RS Maria Inês de Souza Linck. Ainda na sexta-feira, o desembargador Rui Portanova participou de workshop sobre alimentos, e o desembargador aposentado José Carlos Teixeira Giorgis foi um dos coordenadores do Painel 2, que debateu os aspectos comerciais na partilha de bens e a responsabilidade civil no direito de família.
No sábado (27/5), a juíza de Direito do TJ/RS Lizandra Passos participou do workshop sobre constelações familiares, e a vice-diretora da Escola da AJURIS e coordenadora da comissão de bioética do IBDFAM-RS, Rosana Broglio garbin, coordenou o workshop “Alienação parental e falsas memórias”. O magistrado Roberto Arriada Lorea integrou a mesa do workshop “Perícia psicológica e mediação privada no juízo de família”, e a juíza de Direito Dulce Ana Gomes Oppitz foi uma das coordenadoras do workshop “Prática de inventário e partilha judicial”.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br