fbpx

Medalha Mérito Farroupilha reconhece espírito conciliador de Aquino

Medalha Mérito Farroupilha reconhece espírito conciliador de Aquino

Deputado Ronaldo Santini autor da proposta de condecoração
saudou o desembargador como um exemplo de líder nato.

Visivelmente emocionado o desembargador José Aquino Flôres de Camargo agradeceu a Assembleia Legislativa por conceder a honraria de receber a Medalha Mérito Farroupilha, na quarta-feira (7/12). A iniciativa da condecoração foi do deputado Ronaldo Santini (PTB), que convidou os deputados Adão Villaverde (PT) e Edson Brum (PMDB), presidentes da AL durante a gestão de Aquino à frente do Tribunal, para juntos fazerem a entrega da medalha.

Santini destacou que a escolha de uma personalidade para receber a distinção é muito difícil, mas o espírito colaborativo, o exemplo de líder nato, além da compreensão das necessidades do Estado, demonstradas especialmente quando assumiu o governo do RS por 21 dias, contaram favoravelmente para Aquino. “Fiz essa escolha com a certeza de que estaria pendurando essa medalha no pescoço de um homem digno, honrado, honesto, mas acima de tudo de um verdadeiro Farrapo, que luta pelo Estado do Rio Grande do Sul”.

Aquino agradeceu a AL em especial pela indicação de Santini e destacou não ter dúvida de que recebe a distinção em nome do Poder Judiciário. “Levo como maior troféu a certeza de sempre ter respeitado o jurisdicionado, sendo colega dos meus pares e buscando reconhecimento dos servidores”. Encerrou dirigindo-se aos familiares e amigos destacando que é possível vencer com amor, dedicação e dignidade.

Magistrados da ativa e aposentados, além de pensionistas prestigiaram a cerimônia de condecoração. O presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, saudou o reconhecimento.  “A homenagem é muito merecida para uma grande liderança da Magistratura gaúcha e brasileira, foi um grande presidente do Tribunal e um grande presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul”.

Representando a AJURIS, o vice-presidente de Patrimônio e Finanças, Flávio Rabello, destacou que a Associação se congratula com seu ex-presidente pela maravilhosa homenagem. “Todos os magistrados se sentem agraciados pela homenagem que reconhece a trajetória de vida funcional, pessoal e em sociedade desse grande magistrado”.

Prestigiaram a cerimônia o procurador-geral do Estado em exercício, Leandro Augusto Nicole de Sampaio; a vice-presidente do Tribunal de Justiça, Maria Isabel de Azevedo Souza; o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; o defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt; o representante da direção do Foro, Nilton Tavares da Silva; o presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia; o presidente estadual da OAB, Ricardo Breier; e o vice-presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Tavares, além de um grande número de advogados e magistrados. Também prestigiaram a homenagem o pai de José Aquino, Ivone; a mãe, Célia; a esposa, Marli, e as filhas Laura e Paula.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
ajuris.org.br