fbpx

AJURIS participa de audiência com presidente do TJ sobre criação da 2ª Vara em São Sepé

AJURIS participa de audiência com presidente do TJ sobre criação da 2ª Vara em São Sepé

Pleito visa conferir celeridade à prestação jurisdicional na Comarca onde tramitam, atualmente, mais de 17 mil processos

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, participou, nesta quarta-feira (9/11) de audiência com o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Felipe Silveira Difini, para tratar da criação da 2ª Vara na Comarca de São Sepé. No encontro, o presidente do TJ recebeu comitiva integrada pelo juiz de Direito Leandro Preci, que atua na Comarca que abrange ainda os municípios de Vila Nova do Sul e Formigueiro, o presidente da seccional de São Sepé da OAB/RS, Tiago Freitas Santos, os prefeitos dos municípios, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do RS (ADPERGS), Felipe Lavarda e o presidente da Associação do Ministério Público do RS, Sérgio Hiane Harris.

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, ressaltou que a Associação tem acompanhado com atenção na Assembleia Legislativa a tramitação de projetos que determinam a criação de unidades jurisdicionais, “com a finalidade de propiciar a adequada prestação jurisdicional e em prazos razoáveis, beneficiando diretamente a população, destinatária de nossos serviços”. Em junho deste ano, a AJURIS também esteve presente em audiência no TJ que tratou da implementação da 4ª Vara Cível em Bagé, outra Comarca com grande volume de processos em tramitação.

A criação da 2ª Vara Judicial de São Sepé está prevista na lei nº 14.915, de 25 de julho de 2016, fruto de iniciativa do Poder Judiciário, que apresentou projeto à Assembleia Legislativa. Conforme explicou o juiz de Direito Leandro Preci, a medida visa conferir celeridade à prestação jurisdicional, propiciando melhores  condições de dar andamento aos 17125 processos ativos na Comarca. “Agradecemos o apoio da AJURIS neste pleito e felizmente conseguimos dialogar com o presidente do Tribunal, que expôs a posição da Administração em relação aos critérios estabelecidos para a implantação da Vara”, pontuou.

O presidente da seccional São Sepé da OAB/RS, Tiago Freitas Santos, pontuou que a Comarca de São Sepé atende atualmente enorme demanda de processos para apenas uma Vara judicial, o que dificulta a eficiência da prestação jurisdicional. “Por isso estamos pedindo o apoio do Tribunal na efetiva implantação da Vara. Há ainda a questão orçamentária que vai determinar se será possível este investimento para o próximo ano”, pontuou.

 

 

Juliana Campani

Departamento de Comunicação

Imprensa AJURIS

(51) 3284.9125

imprensa@ajuris.org.br