fbpx

AJURIS instala postos de coleta de doações para presas do Sistema Prisional Feminino

AJURIS instala postos de coleta de doações para presas do Sistema Prisional Feminino

Campanha busca suprir carências graves causadas pelo não fornecimento às detentas de artigos de primeira ordem pela Susepe.

 

A AJURIS segue arrecadando doações de itens essenciais em falta nas unidades do sistema prisional feminino, devido ao não fornecimento pela SUSEPE. O órgão não tem fornecido produtos de higiene pessoal às presas do sistema penitenciário feminino no Estado.

Frente à situação crítica, magistrados, juntamente com servidores, estão promovendo uma campanha de arrecadação. A sede administrativa da AJURIS é um dos pontos de coleta de doações (hall de entrada), assim como as salas da Associação nos Foros I e II na Capital e no Tribunal de Justiça.

Outros pontos de coleta:

Foro I – gabinete da 2ª VEC, 4º andar
Foro II – sala 1101.10, 9ª Vara Cível
Foro Regional do Alto Petrópolis – Gabinete Vara Criminal
Foro Regional do 4º Distrito – Gabinete Vara Criminal

 

São solicitados: absorventes íntimos, papel higiênico, pasta de dente, sabonetes, produtos de limpeza em geral para a manutenção dos banheiros e leite NAN 1 para os bebês das apenadas.

A juíza Patrícia Fraga Martins, do 1º Juizado da 2ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, responsável pela fiscalização dos presídios femininos, uma das idealizadoras da campanha junto com outras magistradas, frisa a gravidade da situação: atualmente, cerca de 600 presas dos presídios Feminino de Guaíba e do Madre Pelletier na Capital estão desassistidas, justamente as que possuem mais dificuldades financeiras e que não recebem visitas de familiares ou não possuem ligações com o crime organizado.

“Estas demandas foram repassadas em atendimentos que tivemos diretamente com as presas. Esse cenário se agravou muito nas últimas semanas com esta crise da Susepe. Não é um grupo de magistrados organizando uma campanha, é um grupo de pessoas preocupadas com a falta da dignidade humana que outras pessoas estão enfrentando. Quero reforçar a todos que qualquer doação será muito importante”, frisa Patrícia Fraga Martins. Outras entidades estão sendo buscadas para apoiar a campanha.

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br