10 mar AJURIS prestigia entrega do Troféu Mulher Cidadã
A desembargadora aposentada Maria Berenice Dias foi agraciada
O Troféu Mulher Cidadã 2016, homenagem dedicada a mulheres de destaque em diversos segmentos da sociedade gaúcha, foi entregue em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (9/3), durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa do RS. Na categoria Defesa dos Direitos da Mulher, a homenageada foi a desembargadora Maria Berenice Dias, que atualmente exerce a advocacia especializada em direito homoafetivo.
Na Sessão Solene, somente as deputadas fizeram uso da palavra na tribuna, todas destacando, em seus discursos, a trajetória da luta pelos direitos das mulheres e a necessidade de ampliar a participação da mulher nas instituições sociais e políticas. A deputada Silvana Covatti, primeira presidente mulher em 180 anos da Casa legislativa, ressaltou a importância de firmar a posição pela maior ocupação dos espaços de poder na sociedade pelas mulheres. Em seu discurso, a deputada Stela Farias (PT), fez menção especial à desembargadora Maria Berenice Dias, que, segundo ela, “marcou a história do Judiciário Gaúcho”.
O vice-presidente de Patrimônio e Finanças da AJURIS, Flávio Mendes Rabello, prestigiou a solenidade. Rabello destacou que “ao receber esta homenagem da ALRS, a desembargadora Maria Berenice na verdade recebe a homenagem de toda a sociedade gaúcha pela dedicação e pelo pioneirismo”. Pontuou também que “em seu trabalho, sempre combativo, teve a coragem de fazer o enfrentamento de questões essenciais, tendo atuação destacada na defesa dos direitos humanos.”
Maria Berenice Dias foi a primeira juíza e também a primeira desembargadora do Tribunal de Justiça do RS. Autora do termo “homoafetividade”, Maria Berenice encontrou na advocacia uma forma de atuar com maior atenção na área. Para ela, a premiação demonstra o reconhecimento pela longa trajetória, primeiro como juíza e atualmente como advogada, na busca da igualdade de direitos e respeito às diversidades. “É uma grande felicidade receber esta homenagem, pois reconhece um trabalho que sempre procurou dar vez e voz aos excluídos, na advocacia e também como magistrada”, declarou.
Além de Maria Berenice, foram agraciadas com o troféu Mulher Cidadã 2016 Daniela Pavani no segmento Educação da Mulher, Cecília Hypolito, pela Promoção da Participação Política da Mulher, Inque Schneider em Profissionalização e geração de trabalho e renda para a Mulher, Maira Caleffi pela atuação na área da saúde, Irmã Conceição Inaia Andrade pela Atividade Comunitária em Prol da Mulher e Valéria Houston Barcellos na categoria Mulher na Cultura.
Juliana Campani
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br