fbpx

AJURIS participa de homenagem in memoriam ao ministro Paulo Brossard

AJURIS participa de homenagem in memoriam ao ministro Paulo Brossard

A Direção da AJURIS acompanhou na tarde desta quarta-feira (21/10), a entrega da Medalha de Deputado Emérito in memoriam ao jurista e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Paulo Brossard de Souza Pinto. O vice-presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, prestigiou a cerimônia realizada no Plenário da Assembleia Legislativa.

Schäfer destacou as importantes contribuições de Brossard para o sistema judiciário e para a política brasileira, ao reconhecer que o golpe militar traria graves consequências para o país e lutar pela redemocratização e pela liberdade. “O seu legado para a história brasileira é muito relevante. O ministro Brossard foi um dos artífices da construção do Estado de Direito e da redemocratização do país”.

A homenagem foi proposta em 2014, pela então deputada Elisabete Felice (PSDB), no entanto, em decorrência do estado de saúde de Brossard foi adiada. Nesta legislatura, o requerimento voltou a ser apresentado pelo deputado Tiago Simon (PMDB), que em discurso, também destacou a atuação do jurista. “Paulo Brossard faz parte de um das melhores páginas da política brasileira.”

Além de Tiago Simon, que falou em nome da bancada do PMDB, durante a cerimônia, representantes das bancadas do PT, PDT, PP, PTB, PSDB, PSB, PCdoB e PR se revezaram na tribuna destacando a sua luta à favor da Justiça, da liberdade e a forma como apresentou grandes mudanças por todos os locais que atuou, como jurista e professor de Direito, ou nas três esferas de Poderes.

A Medalha foi entregue a filha de Paulo Brossard, a procuradora do Estado aposentada Magda Brossard Iolovitch. Após o encerramento da cerimônia foi inaugurada a foto do jurista na Galeria de Deputados Eméritos do legislativo estadual.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br