16 out Correio do Povo: Livro homenageia juiz
O juiz Sidinei Brzuska, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, participou na noite de quarta-feira do lançamento do livro Cárcere em Imagem e Texto. A obra utiliza fotos feitas por Brzuska como ilustração.
Retratar a realidade do Presídio Central é uma atividade diária para o magistrado. “Sempre fiz as fotos para registrar o meu trabalho”, disse Brzuska. “As imagens têm a finalidade de ser documental. Contar a história do sistema”, afirmou o juiz.
Esta é a primeira obra lançada pelo Instituto Tolerância, sob seu selo editorial. A obra coletiva foi apresentada ao público na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas. As fotos do magistrado da VEC da Capital mostram a sua vivência diária com a realidade do estabelecimento penal, que é considerado o pior presídio do Brasil.
A organização do livro coube aos advogados Bruno Silveira Rigon, Felipe Lazzari da Silveira e Jader Marques. A obra reúne textos de 30 autores, que utilizaram as imagens produzidas por Brzuska para sensibilizar os leitores da necessidade de priorizar os direitos humanos no cárcere. “O livro é uma homenagem a um juiz que vive grande parte da sua vida no presídio”, ressaltou Jader Marques, diretor do Instituto Tolerância. “O livro ajuda as pessoas a fazerem uma reflexão de como é a vida na prisão”, comentou Marques. Segundo o diretor do Instituto Tolerância, a coletânea contém desde artigos sobre o sistema prisional brasileiro, textos sobre os direitos humanos e poesia.
O livro está à venda nas principais livrarias.
Confira publicação:
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br