10 jun Infância e o Sistema de Justiça são tema de evento na AJURIS
Encontro contará com apresentação do livro Historinhas para ler durante audiência dos pais de autoria do magistrado Pio Giovani Dresch.
A Infância e o Sistema de Justiça são tema de mesa redonda que será realizada no dia 17, às 19h, na sede da AJURIS. O evento propõe uma reflexão sobre a importância da adequação de práticas, do diálogo, da informação e o cuidado que se deve dedicar a crianças e adolescentes quando se trata de Direito de Família.
Participam do debate o juiz de Direito Pio Giovani Dresch, a promotora de Justiça Patrícia Zanchi Cunha e a defensora pública Cassandra Sibemberg Halpern. Os três atuaram juntos no 2º Juizado da Vara de Família do Foro Regional do Partenon, na Comarca de Porto Alegre.
O juizado possui uma estrutura peculiar: as audiências são realizadas em uma mesa oval em torno da qual sentam no mesmo plano juiz, promotora, defensores e partes; quadro negro na parede; brinquedos; revistinhas.
Foi esse cenário que estimulou Pio Dresch a escrever o livro Historinhas para ler durante a audiência dos pais. “Me encantei com as possibilidades oferecidas por uma sala dessas, na companhia de pessoas que acreditavam ser possível de algum modo contribuir para melhorar a vida de quem precisava do Judiciário”, destaca o magistrado.
Pio Dresch destaca que a realização do evento é uma oportunidade para reunir magistrados, promotores, defensores, assistentes sociais, todos os agentes que atuam na infância e juventude. “Será um momento para refletirmos sobre os desafios e oportunidades que se desenham quando tratamos de Direito de Família.”
Evento: Mesa redonda – A Infância e o Sistema de Justiça
Local: AJURIS – Celeste Gobbato, nº 81 – Terraço
Hora: 19h
Data: 17 de junho.
Sobre o livro: Com ilustrações do cartunista Santiago, que dão um tom lúdico à obra, as historinhas, escritas de forma clara e didática, trazem conteúdos muito importantes quando se trata de Direito de Família. Temas como separação, alienação parental, guarda compartilhada, bullying, homoafetividade, e noções básicas de justiça, de direitos e deveres, estão inseridos nos textos.
A obra estará disponível no dia do evento mediante a contribuição espontânea dos interessados. O valor arrecadado será doado para instituição que atende crianças e adolescentes.
Sobre o autor: Pio Giovani Dresch é juiz de Direito, natural de Bom Princípio. Foi presidente da AJURIS no biênio 2012/2013. Atuou no 2º Juizado da Vara de Família do Foro Regional do Partenon. Atualmente está no 2º Juizado da Vara Cível do Foro Regional do Partenon. Publica artigos periodicamente em: bissexto.com.br
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br