fbpx

Historinhas para uma jurisdição mais humana

Historinhas para uma jurisdição mais humana

Magistrado elabora livro para crianças lerem durante a audiência dos pais.

Um ambiente acolhedor, em que as audiências são realizadas em uma mesa oval em torno da qual sentam no mesmo plano juiz, promotora, defensores e partes; quadro negro na parede; brinquedos; revistinhas. Foi nesse cenário, no 2º Juizado da Vara de Família do Foro Regional do Partenon, na Comarca de Porto Alegre, que o juiz de Direito Pio Giovani Dresch inspirou-se para escrever o livro Historinhas para ler durante a audiência dos pais.

“Me encantei com as possibilidades oferecidas por uma sala dessas, na companhia de pessoas que acreditavam ser possível de algum modo contribuir para melhorar a vida de quem precisava do Judiciário”, destaca o magistrado na apresentação do livro em seu blog Bissexto.com.br. No site é possível ler o livro e também baixar em PDF. “Se acharem que vale a pena, pirateiem sem culpa”, autoriza Pio Dresch.

Com ilustrações do cartunista Santiago, que dão um tom lúdico à obra, as historinhas, escritas de forma clara e didática, trazem conteúdos muito importantes quando se trata de Direito de Família. Temas como separação, alienação parental, guarda compartilhada, bullying, homoafetividade, e noções básicas de justiça, de direitos e deveres, estão inseridos nos textos.

A ideia do magistrado é que os livros possam colaborar para que as crianças que acompanham os pais durante as audiências de família possam ter um outro olhar sobre aquele momento e também sobre suas vidas. “A intenção é que os livros possam se misturar aos brinquedos nas salas de espera dos juizados e permitir bons momentos, pensamentos e quem sabe felicidade às crianças”.

O livro é interativo. Possui histórias em que a criança pode escrever e desenhar um novo final e até contar a sua própria experiência.

Saiba mais em bissexto.com.br

 

Sobre o autor: Pio Giovani Dresch é juiz de Direito, natural de Bom Princípio. Foi presidente da AJURIS no biênio 2012/2013. Atuou no 2º Juizado da Vara de Família do Foro Regional do Partenon. Atualmente está no 2º Juizado da Vara Cível do Foro Regional do Partenon.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br