fbpx

TJ/RS promoverá palestra sobre mobilidade urbana aberta ao público

TJ/RS promoverá palestra sobre mobilidade urbana aberta ao público

O lançamento do projeto Caronetas – Caronas Inteligentes pelo Tribunal de Justiça será marcado por uma palestra sobre mobilidade urbana, gratuita e aberta ao público em geral. O evento vai acontecer no dia 11/3, às 9h, no Plenário do Tribunal de Justiça. Os participantes receberão certificado.

Também haverá apresentação do Caronetas, que será oferecido a todos os usuários do Judiciário Estadual. O projeto insere-se dentro do objetivo estratégico de responsabilidade socioambiental do Poder, contribuindo para a redução de automóveis no trânsito, incentivando a solidariedade e a consciência ambiental. A apresentação será feita pelo diretor da empresa, Márcio Nigro.

Sobre o Caronetas

A partir de março, os integrantes da Justiça Estadual terão mais uma alternativa de deslocamento ao trabalho: o Caronetas – Caronas inteligentes. Trata-se de um serviço que integra os funcionários de forma prática e segura, oferecendo-lhes mais opções de mobilidade. No âmbito da Justiça gaúcha, a iniciativa foi idealizada pelo INOVAJUS em conjunto com o ECOJUS,

Qual a diferença entre utilizar o Caronetas e simplesmente compartilhar o carro com os colegas?

Existem várias, a começar pela independência, o que permite com que se tenha uma carona garantida mesmo quando o colega sai de férias. Com a criação de uma comunidade própria para o Poder Judiciário Gaúcho no sistema Caronetas, será possível o compartilhamento de caronas, seja em veículo próprio, seja através de outros meios de locomoção, de forma segura. Ainda, é possível ir ao destino com um motorista e voltar com outro ou até mesmo de ônibus ou outro transporte. O objetivo não é fazer com que a pessoa se locomova exclusivamente por meio da carona, mas que se torne um modal a mais, integrando-a com os demais meios de transporte.

App

O Caronetas possui um App, disponível também para o TJ/RS, basta os usuários instalarem nos seus dispositivos e utilizarem, de qualquer lugar com acesso à Internet.

Moeda virtual

É possível oferecer caronas de forma gratuita, mas o motorista que deseja dividir os investimentos em combustível e na manutenção de seu carro tem outra facilidade para colocar o seu preço: o sistema de milhagem que utiliza a moeda virtual Caronetas.

Programação

Dia: 11/3

Local: Plenário Pedro Soares Muñoz, 12º andar do TJ/RS (Avenida Borges de Medeiros, 1565, em Porto Alegre)

Hora: 9h

  • Abertura
  • Palestra : Mobilidade Urbana, Prof. Dr. Emílio Merino – UFRGS
  • Palestra: Márcio Nigro, idealizador do Projeto Caronetas

Texto: TJ/RS

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br