fbpx

Sociedade precisa olhar o sistema prisional por dentro, afirma Luciano André Losekann

Sociedade precisa olhar o sistema prisional por dentro, afirma Luciano André Losekann

Magistrado participa de painel sobre o olhar da mídia em Seminário promovido pela AJURIS, nos dias 11 e 12 de agosto.

No entendimento que o caos penitenciário traz graves consequências para a sociedade, a AJURIS promove entre os dias 11 e 12 de agosto o seminário Sistema Prisional e Direitos Humanos. Entre os temas em pauta está o painel O olhar da mídia sobre o sistema prisional, que contará com a participação do juiz da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), Luciano André Losekann.

Em entrevista à Radioweb AJURIS, o magistrado falou sobre a importância da abordagem da imprensa para que a população tenha entendimento sobre o tema: “por vezes, a mídia traz para a população em geral um olhar equivocado e parte justamente do quê? Do desconhecimento da realidade do interior das prisões”, afirmou, completando que, em muitos casos, a população prisional é retratada em reportagens como se não quisessem ter atividades extras. “Na verdade, o Estado sequer é capaz de oferecer educação e trabalho prisionais na maioria das unidades do país”, frisa o magistrado.

De acordo com Losekann, no entanto, é importante que as instituições prisionais e manicômios judiciais não sejam fechadas e permitam o olhar da sociedade para dentro do sistema. “Isso é uma coisa salutar, porque se mostra para a sociedade aquilo que não funciona, e que na verdade os presídios, especialmente os brasileiros, não são só espaços de privação de liberdade, mas, muitas vezes, de prática de tortura”, finaliza. Confira a programação completa em: https://goo.gl/14zCZx

 

Exposição fotográfica

Com o intuito de fomentar a reflexão da sociedade sobre a degradação estrutural e condições sub-humanas do Presídio Central, a AJURIS também promove, durante a abertura do Seminário, no dia 11 de agosto, a Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central.

Com fotos do juiz da Vara de Execuções Criminais da Capital, Sidinei Brzuska, e imagens do fotógrafo Marco Aurélio Couto, que integram o acervo do magistrado Marco Scapini, falecido em 2014, a mostra fotográfica apresenta um panorama do Presídio Central desde a sua primeira interdição, em 1995, até a atualidade.

 

Serviço

O quê? Seminário “Sistema Prisional e Direitos Humanos” e Exposição Fotográfica “20 anos de Presídio Central”

Quando? 11 de agosto (quinta-feira), das 10h às 18h, e 12 de agosto (sexta-feira), das 9h30 às 12h.

Local: Foro Central II de Porto Alegre (Rua Manoelito de Ornelas, 50, bairro Praia de Belas)

Inscrições: Somente em lista de espera pelo email centraldeeventos@ajuris.org.br

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br