29 abr Segurança pública: investimento é fundamental para evitar retrocesso civilizatório
Presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, na TV Câmara, afirmou que escalada da violência precisa ser enfrentada através de visão estratégica.
O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, afirmou, no programa Porto Alegre em Debate, da TV Câmara, que, frente à escalada da violência, o investimento em segurança é preponderante para que não cresça junto à população um sentimento de justiciamento, tampouco que a policia esteja autorizada a matar. “Se não resolver isso pela questão de eficiência, de inteligência e dos direitos humanos nós vamos ter um retrocesso civilizatório muito grande”, pontua.
O enfrentamento da crise de segurança pública deve ocorrer por meio de uma visão estratégica, além do sentido tradicional do policiamento nas ruas, através da inteligência. Schäfer destaca que a AJURIS tem se colocado aberta para contribuir com este debate, como integrante do Comitê Permanente de Segurança Pública da Região Metropolitana e do Fórum da Questão Penitenciária.
Sobre a questão prisional, diretamente ligada a crise da segurança pública, Schäfer reforça a posição da AJURIS da necessidade de criação pelo Executivo de um programa estadual penitenciário.
Também participaram do programa: presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Cássio Trogildo; presidente da Associação dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar, Leonel Lucas; e presidente do Fórum Latino Americano Defesa do Consumidor, Alcebíades Santini.
Assista o programa na íntegra: BLOCO 1 BLOCO 2
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br