fbpx

Sala de Audiência aborda a legislação de recuperação judicial

Sala de Audiência aborda a legislação de recuperação judicial

Diante de um cenário de crise econômica, tanto no âmbito estadual como federal, o Sala de Audiência desta segunda-feira (5/10) destaca a legislação de recuperação judicial e esclarece o funcionamento do plano de pagamento e o recebimento de créditos neste tipo de processo. Com a apresentação da magistrada Rosana Garbin, o programa vai ao ar às 17 horas, pela Radioweb AJURIS, e conta com a participação da juíza do 2º Juizado da Vara de Direito Empresarial, Recuperação de Empresas e Falências, Eliziana Perez, e o advogado Roberto Martins, especialista em recuperação de empresas.

Com 10 anos de vigência, a lei de recuperação judicial é uma forma de empresas em dificuldades financeiras garantirem a continuidade do negócio, a manutenção dos empregos e a função social da empresa.

Eliziana Perez destaca que, diferente do que o senso comum imagina, a recuperação judicial é justamente para evitar a falência. A magistrada explica as principais alterações na lei. “Houve uma amplitude em relação aos credores que podem participar do plano de recuperação, proposto pela recuperanda para saldar os créditos neste período de dificuldade, que se encerra até a data do ajuizamento.”

Para Roberto Martins, uma das dificuldades encontradas no processo de recuperação é a demora dos empresários em buscar o procedimento de recuperação judicial. “Esse é um dos principais motivos para o percentual muito pequeno de empresas que entram e saem, lá no final do processo, com êxito. Já entram [no processo] com uma situação muito complicada, com uma dilapidação patrimonial e atividade praticamente suspensa”, explicou.

O Sala de Audiência vai ao ar nesta segunda-feira (5/10), às 17 horas, pela  Radioweb AJURIS, com reprises às 21 horas de segunda-feira e às 10 horas de quarta-feira (7/10). Para ouvir a Radioweb, clique AQUI. A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br