fbpx

Rede aposta na transversalidade para formação em Direitos Humanos

Rede aposta na transversalidade para formação em Direitos Humanos

A Rede de Direitos Humanos do Sistema de Justiça e Segurança do Rio Grande do Sul reuniu-se na sede da AJURIS nesta segunda-feira (13/6) para retomar o debate sobre a formação de agentes da Justiça e Segurança Pública com enfoque nos direitos humanos. O encontro foi coordenado pelo presidente da Rede, desembargador Francesco Conti, que também é diretor do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS.

O grupo deu continuidade a discussão de propostas para contribuir com o aprimoramento da formação e capacitação dos agentes dos sistemas de Justiça e segurança pública quanto aos direitos humanos. 

No debate, o entendimento unânime foi pela busca da transversalidade no ensino. Para as entidades que integram a Rede, é necessário que o tema dos direitos humanos perpasse todo o processo de formação (educação inicial) e qualificação (educação continuada) e que envolva também o treinamento dos instrutores e multiplicadores, a fim de que se modifique efetivamente a cultura organizacional nas instituições. Estuda-se a parceria com universidades para construir um programa de atividades de formação e capacitação na área.  

Francesco Conti propôs que no próximo encontro do grupo, que deve ocorrer no dia 1º de agosto, seja realizada a eleição dos novos presidente e vice-presidente, para que outras instituições tenham oportunidade de conduzir e sediar os trabalhos da Rede.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br