fbpx

Radioweb presta homenagem a Milton dos Santos Martins

Radioweb presta homenagem a Milton dos Santos Martins

A Radioweb AJURIS apresentou nessa quinta-feira (7/1) o minidocumentário com ex-presidente da Associação Milton Santos Martins. A transmissão marcou o início das reprises de entrevistas com 14 ex-presidentes da Associação e homenageou o magistrado, falecido no dia 25 de dezembro. Ouça o programa AQUI.

O material integra o projeto AJURIS em sete décadas, coordenado pelo Departamento de Comunicação, com o objetivo de recordar fatos históricos da Magistratura gaúcha. A Associação completou 70 anos no dia 11 de agosto do ano passado. Os programas podem ser conferidos quartas e sextas-feiras, sempre às 13h.

Milton Martins foi presidente da AJURIS em dois biênios consecutivos (1981/1982 e 1983/1984). Em suas gestões, entre outros pleitos, a Direção esteve empenhada para sanar a falta de moradias para magistrados em Comarcas do interior do Estado. “Quando eu fui juiz em Caçapava não tinha casa para morar, morava com a família dentro do Foro”, lembrou.

Na época, a AJURIS também incentivou o debate sobre a extinção do Tribunal de Alçada, concretizada anos mais tarde. A Sede Campestre, localizada no bairro Belém Novo, também recebeu diversas melhorias.

A reivindicação por melhor remuneração para magistrados e servidores, histórica ao longo dos anos, foi outro foco. “A gestão na AJURIS foi muito feliz para mim. Tudo o que fizemos pelos colegas e pela Magistratura foi uma satisfação”, resumiu.

O desembargador também presidiu o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1994 e 1996 e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entre os anos 1986 e 1987. Além disso, esteve à frente do Tribunal Regional Eleitoral gaúcho (1986/1988).

A Radioweb segue reprisando os minidocumentários com ex-presidentes, nos meses de janeiro e fevereiro, nas quartas e sextas-feiras, sempre às 13 horas. Na próxima sexta-feira (9/1), será a vez de Ivo Gabriel da Cunha, presidente no biênio (1986/1987). 

Programas especiais serão reprisados

Além dos minidocumentários com ex-presidentes do Conselho Executivo, a Radioweb AJURIS também transmite, nos meses de janeiro e fevereiro, reprises dos principais programas veiculados ao longo de 2014. A programação conta com o Sala de Audiência, os especiais do AJURIS em Sete Décadas (com ex-presidentes dos conselhos Executivo e Deliberativo) e com o Cultura AJURIS, além dos boletins informativos e institucionais. A Radioweb pode ser ouvida em https://ajuris.org.br/radioweb-ajuris.

Também seguirá em escala especial de reprises o Juízes em Ação. O programa foi uma das novidades na grade de programação da Radioweb no ano passado. O programa traz um outro olhar sobre o fazer dos magistrados. A proposta é apresentar as ações realizadas que visam a promoção da cidadania. Também projetos paralelos que contribuam para o fortalecimento dos direitos adquiridos estão no foco. Os juízes relatam suas experiências, motivações e considerações sobre práticas que transcendem os foros e tribunais.

Temas como as oficinas de xadrez e música realizadas com jovens que cumprem medidas socioeducativas, os atendimentos jurídicos a mulheres vítimas de violência e as práticas de acolhimento familiar e de Justiça Restaurativa estiveram na pauta dos programas. A partir de março de 2015, outras ações terão destaque.

Confira a programação das reprises

Em janeiro e fevereiro, a Radioweb AJURIS transmite reprises de programas transmitidos no ano passado. Acompanhe de segunda a sexta-feira, às 13h. A programação está disponível abaixo.

Segunda-feira – Sala de Audiência
Terça-feira – Juízes em Ação
Quarta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Executivo)
Quinta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Deliberativo)
Sexta-feira – AJURIS em sete décadas (Conselho Executivo)

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br